Pouco confiante por casares em 2020? Dicas para te tornares mais segura
A pandemia alterou todos os planos e também a nossa forma de viver. No entanto, se decidiram não adiar o casamento, é importante estarem seguros de que tudo irá correr bem, dentro do possível. Anotem estas dicas!
Manter o casamento em tempos de pandemia é uma decisão tão ou mais difícil do que de o adiar. Se decidiram avançar com a data marcada e casar em 2020, é normal estarem assustados e receosos. Os números aumentam de dia para dia, e todos os dias saem novas regras de segurança. Para estarem o mais tranquilos possível, o ideal é tratarem atempadamente de todas as medidas de distanciamento e segurança, de forma a evitar qualquer situação desconfortável para vocês ou para os vossos convidados. Sentem-se pouco confiantes por casar em 2020? Existem várias formas de dar a volta à situação e manter toda a segurança necessária no vosso dia. Deixamos algumas dicas que não podem mesmo falhar, anotem tudo!
Conversem com o espaço contratado
A primeira coisa a fazer é conversarem com o local onde decidiram realizar o copo de água. Questões como a disposição das mesas ou o número de lugares por mesa é algo que deve ficar bem esclarecido, bem como que espaços exteriores e interiores usarão. Lembrem-se de que o espaço interior deve estar bem ventilado e arejado, assim que é importante que a sala do copo-de-água deve ter várias janelas. Tentem também posicionar as mesas o mais próximo possível das janelas, cumprindo sempre os dois metros de distância de segurança ordenados pela DGS.
Preparem um plano de segurança
Elaborem um plano de segurança para se sentirem mais tranquilos. Usem setas de entrada e saída, elaborem placas com mensagens de segurança divertidas e personalizadas para suavizarem o ambiente e disponham de álcool-gel e kits de higiene por todo o espaço. Na entrada do copo-de-água e da cerimónia, à chegada do copo-de-água, nas mesas ou nos espaços comuns, é algo que nunca poderá faltar. Se quiserem ir mais além, distribuam ainda máscaras pelos convidados à chegada ao casamento.
Informem os convidados
Informem bem os convidados de todas as medidas de segurança do vosso casamento. Da chegada à cerimónia, do número de pessoas que podem estar nos bancos, no número de pessoas que podem estar em grupo, das restrições da pista de dança (não são permitidos slows ou danças em grupo), da disposição das mesas, do uso da máscara sempre que se levantam da mesa, da utilização do W.C e ainda dos ajuntamentos em zonas comuns como o bar ou a mesa das sobremesas. É importante que todos estejam informados das regras para que, também eles, se sintam tranquilos e seguros no grande dia.
Contratem uma equipa para estar presente no local da festa
Em tempos de Covid-19, o melhor é mesmo contratarem uma equipa só para supervisionar o local e se as normas de segurança estão a ser cumpridas. Uma equipa que possa ajudar e esclarecer os convidados sempre que necessitem, que se ocupe de repor as máscaras ou o álcool-gel e que vá higienizando os espaços comuns e os W.C. A mesma será fundamental para que todos convivam em segurança e para evitar possíveis surtos pandémicos. Também podem falar com o espaço ou com a equipa de catering para perceber se alguém pode auxiliar no momento do corte do bolo ou nas sobremesas. Talvez o melhor seja que alguém as sirva aos vossos convidados ou que estes tenham na mesa talheres próprios para evitar que todos toquem na mesma colher, etc.
Tentem relaxar
Apesar da situação atual, façam os possíveis para tentar relaxar no vosso dia de casamento. Vivam o momento com a segurança de que, se tomarem todas as medidas, nada de grave irá acontecer e todos estarão em segurança. Lembrem-se de que o número de convidados será sempre reduzido e, só por aí, evitará possíveis surtos pandémicos. Com todas as medidas de segurança adotadas, de certeza que o vosso dia será especial e vivido em tranquilidade por todos os presentes.
Mais tranquilos? Tentem relaxar e, acima de tudo, esclareçam todas as dúvidas com os profissionais contratados. Pesquisem, vejam opções e conversem sobre tudo o que vos preocupa relativamente ao vosso casamento e à pandemia. De certeza que todos saberão como atuar e irão ajudar-vos a que nada corra mal no vosso dia, dentro da normalidade possível.