Prendas de casamento: o que oferecer ou quanto dinheiro dar aos noivos?
Sempre que se recebe um convite para um casamento a pergunta é a mesma: o que dar aos noivos? Há algumas coisas simples a ter em conta quando se pensa no valor em dinheiro, ou na prenda a dar. Venham descobrir!
A prenda a dar aos noivos é sempre uma coisa na qual os convidados pensam com muito carinho. Seja dinheiro ou uma prenda para que os noivos vos possam lembrar para sempre, há que saber o que dar e dentro de que valores. Se esta é uma dúvida com a qual se debatem, podem sempre consultar a nossa calculadora que vos ajudará a determinar um valor mais exacto. Entretanto, vejam as nossas sugestões!
Índice de Conteúdo
- Proximidade com os noivos
- Tipo de casamento
- Valor a dar
- E, afinal, quanto é que isso é?
- E se não quiserem dar dinheiro?
- Prendas inesquecíveis
Também pode ser interessante:
- Prendas de casamento para os noivos por menos de 100 euros
- Prendas de casamento para os noivos entre 100 e 200 euros: surpreende-os!
- Ideias para prendas de casamento para os noivos entre 200 e 300 euros
- Prendas de casamento entre 300 e 500 euros: surpreende os noivos!
- Ideias de prendas de casamento originais por mais de 500 euros
Proximidade com os noivos
Um dos factores-chave a ter em conta quando se pensa na prenda de casamento é a relação que se tem com os noivos. Quanto mais próxima for a relação, maior deve ser o valor da prenda ou o dinheiro a dar. Naturalmente, se se tratar de um irmão, a prenda deve ser equivalente à relação de proximidade. Se for um amigo não tão próximo, a responsabilidade é menor.
Tipo de casamento
O tipo de casamento que os vossos amigos ou familiares escolheram também tem um grande peso na prenda. Caso seja um casamento mais descontraído e relaxado, a prenda deve acompanhar o espírito. Já se for um enlace muito chique e se, claramente, tiver havido um grande investimento na boda, então, regra geral, a prenda deverá ter também um valor semelhante.
Valor a dar
Sendo que a maioria dos noivos já vivem juntos e dispensam o enxoval, a prenda que mais se dá habitualmente é dinheiro. Assim, a dúvida passa pelo valor a dar. De forma simples, a conta faz-se da seguinte forma. Quanto é que os noivos pagam por pessoa + a proximidade aos noivos? O ideal é que paguem a vossa presença e, dependendo da vossa relação com os noivos, ainda deem um extra.
E, afinal, quanto é que isso é?
Em traços gerais, em Portugal, os valores por pessoa rondam os 100 euros. Claro que isso depende de muitos factores, como o local do casamento, o número de convidados e, até, a época do ano. Para conseguirem chegar a um valor mais próximo, usem a nossa calculadora que vos ajudará a perceber exactamente o que devem oferecer.
E se não quiserem dar dinheiro?
Muitos convidados preferem não dar dinheiro e gostam de dar uma prenda que seja memorável. Desta forma, o primeiro passo é definir um orçamento baseado nos factores de que já falámos e depois, então, escolher a prenda. Uma peça de decoração para a casa, uma noite num hotel de luxo, uma parte da lua-de-mel são opções muito interessantes e com valores que acomodam todas as carteiras.
Prendas inesquecíveis
Há várias opções, dependendo do vosso orçamento, para darem uma prenda aos noivos. Uma opção de que os noivos podem gostar muito é oferecerem uma experiência no local onde eles vão passar a lua-de-mel, como um jantar, ou uma aventura — como uma sessão de mergulho, um passeio turístico ou, até mesmo, uma sessão fotográfica. Uma peça de decoração para a casa, ou um objecto que seja um hobby, como máquinas fotográficas, por exemplo, podem ser uma óptima escolha.
Embora seja uma questão que pode deixar os convidados preocupados, não há nada mais importante do que a vossa presença. Se os noivos vos convidaram, certamente que vos adoram e a verdadeira prenda é festejarem juntos o seu amor. Tudo o que vier a mais será, com certeza, bom para os noivos, mas lembrem-se que não há melhor demonstração de carinho do que estar presente.