Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Príncipe Harry e Meghan Markle: os pormenores do casamento do ano!

Os casamentos da família real britânica são sempre surpreendentes! Vem conhecer os pormenores que marcaram a união do Príncipe Harry com a atriz Meghan Markle e inspira-te no seu charme e elegância!

 Dominic Lipinski
Dominic Lipinski

 Dominic Lipinski
Dominic Lipinski

Hoje celebrou-se o casamento mais esperado do ano. Depois de tantos meses de preparativos (e algumas polêmicas), o Príncipe Harry de Inglaterra e a atriz Meghan Markle deram o nó numa lindíssima celebração, recheada de requinte e tradição. 

Como foi?

O casamento do Príncipe Harry e de Meghan Markle começou ao meio-dia de hoje, 19 de Maio. A cerimónia realizou-se em Saint George, no castelo de Windsor, local que também acolheu o casamento do Príncipe Charles com Camilla Parker Bowles, em 2005. Meghan optou por não ter damas de honor, dado que não conseguiu escolher entre as suas amigas mais próximas. Por sua vez, Harry escolheu o futuro Rei de Inglaterra, William, para padrinho de casamento. Para acompanhá-la no caminho ao altar, Meghan nomeou o Príncipe Charles, já que o seu pai não pôde estar presente no casamento.

Depois da cerimónia, que terminou por volta das 14:00, os recém-casados participaram num cortejo real que passou por algumas das ruas da localidade. Durante o percurso, a carruagem foi escoltada pelo Regimento de Cavalaria da Casa Real. Por volta das 15:00, o casal dirigiu-se à recepção oferecida pela rainha Elizabeth II, no Hall de St. George. 

Quanto à festa, destacamos o lindíssimo bolo de casamento feito pela americana Claire Ptak, dona da loja Violet Cakes Bakery, que surpreendeu pelo seu refrescante sabor a limão e flor de sabugueiro. Como entretenimento, o casamento contou com diversos números musicais, dos quais destacamos o grupo de Gospel Karen Gibson and The Kingdom Choir.

Quanto custou? 

Estima-se que a união de Harry com Meghan tenha custado aproximadamente 30 milhões de libras. Ao parecer, o custo deste casamento foi superior ao de William e Kate devido, sobretudo, a questões de segurança. 

Embora seja tradicional que a família da noiva se encargue do casamento, a cerimônia deste ano foi paga pela família real (à excepção do vestido de noiva de Meghan). 

Convidados

A lista de convidados foi composta por pessoas com uma relação próxima com o casal, e não por uma lista oficial de líderes políticos. Dos presentes, destacamos as famosas Spice Girls, Elton John (que era intimo amigo da Princesa Diana), Serena Williams, George e Amal Clooney, Joss Stone, Priyanka Chopra e Oprah Winfrey. Para além dos convidados oficiais, também 2640 membros do público foram convidados para assistir à chegada dos noivos. Para a cerimônia, a lista foi recortada a 600 pessoas.

Jane Barlow
Jane Barlow

Meghan Markle: uma noiva elegante e intemporal

O vestido de noiva de Meghan foi desenhado por Clare Waight Keller, diretora artística da casa Givenchy. A peça surpreendeu pelas suas linhas simples e elegantes, assim como pelo tecido branco puro. Meghan luziu assim um look minimalista e requintado, com um recatado decote em barco e manga a três quartos. Para a ocasião, a noiva usou um penteado apanhado adornado com a tiara da rainha Mary (que havia sido oferecida à a rainha Elizabeth II). Embora o acessório tenha sido feito 1932, o broche central é de 1893. Quanto ao bouquet, podemos afirmar que também se tratou de um arranjo simples, em tons brancos, que trouxe um ar ainda mais etéreo ao conjunto. Segundo consta, o próprio Harry colheu algumas flores no jardim real para que Philippa Craddock, a florista, adicionasse ao bouquet.

Príncipe Harry: charme e tradição

Como era de esperar, o Príncipe Harry optou por usar um uniforme militar, tal como o seu irmão. Ambos uniformes pertencem ao Blues and Royals, um regimento de cavalaria do exército britânico, e estão ainda adornados com símbolos do mais alto nível de cavalaria, "The Order of the Garter". Ambas peças foram confeccionadas à mão por Dege & Skinner, uma alfaiataria londrina fundada em 1865.

Títulos nobiliários

Como previsto, o príncipe Harry e Meghan Markle receberam o título nobiliário de Sussex. Segundo consta, este era título que a rainha Isabel já havia prometido ao neto. De acordo com as regras da monarquia britânica, o título de príncipe/princesa só é outorgado aos que nascem na realeza, o que significa que Meghan nunca será "princesa". Para além disso, a distinção só pode ser concedida quando a pessoa em questão está na primeira linha de sucessão ao trono. Deste modo, os filhos de Harry e Meghan serão conhecidos como Lord ou Lady, a não ser que Elizabeth II abra uma exceção - como fez para os filhos do duque e da duquesa de Cambridge.