Protocolo de casamento
Seguramente já foste a muitos casamentos e pudeste observar os rituais do protocolo de casamento. No entanto, quando se trata da própria cerimónia tudo parece confuso. Esclarecemos aqui algumas dúvidas.
Apesar de ser muito visto, convém sempre pensar um pouco no protocolo do casamento. É evidente que, nos dias de hoje, este é um pouco mais flexível e pode ser adaptado tanto às condições como às preferências dos noivos. No entanto, para evitar atropelamentos e para que todos tenham uma ideia de como atuar e onde ficar, convém definir algumas linhas orientadoras. Neste artigo abordaremos, em traços gerais, o protocolo clássico para a cerimónia na igreja.
A entrada na igreja
Primeiro entram os convidados. Embora a entrada dos noivos na igreja se possa realizar de diferentes formas, a mais comum é entrar primeiro o noivo com a mãe (o noivo à direita e a mãe à esquerda) e esperarem, no altar, a entrada da noiva. Esta entra de braço dado com o seu pai (a noiva à esquerda e o pai à direita) com um atraso máximo de 15 minutos. A noiva deverá levar o bouquet na sua mão esquerda.
Os lugares de cada um durante a cerimónia
Quando chega ao altar, a noiva deixa o seu pai e fica do lado esquerdo do noivo (voltados para o altar). A madrinha colocar-se-á do lado esquerdo da noiva e o pai do lado direito do noivo. No caso de haver testemunhas ou padrinhos de ambas as partes, os da noiva ficarão no altar do lado esquerdo e os do noivo do lado direito.
Os convidados
Também os convidados da noiva se sentam do lado esquerdo da igreja, enquanto os convidados do noivo se deverão sentar do lado direito. As primeiras filas de bancos costumam ficar reservadas para os familiares mais próximos dos noivos e para alguns convidados especiais. Os convidados que fizerem alguma leitura ou tiverem uma participação na cerimónia deverão colocar-se perto do altar, de modo a poderem aceder-lhe facilmente no momento da sua intervenção.
Troca das alianças
Durante a cerimónia existem também alguns momentos que se regem por um protocolo. Um deles é a troca de alianças. Estas deverão ser entregues pelos meninos das alianças ou, no caso de não haver, pelo padrinho. Primeiro o noivo coloca a aliança na noiva e depois o contrário. No que diz respeito ao véu, a noiva, se o levar, deverá permanecer com ele a cobrir-lhe a face a partir do momento em que sai do carro e durante toda a cerimónia e é apenas quando o pároco declara os noivos marido e mulher que o noivo lhe retira o véu.
A saída da igreja
Quando a cerimónia termina, primeiro saem os convidados, depois os pais dos noivos seguidos pelos padrinhos e, por fim os noivos. Deste modo todos podem presenciar a saída dos recém-casados da igreja e felicitá-los com o arroz e as pétalas.