Convites de casamento: o protocolo que deves seguir
Logo a seguir ao pedido de noivado e após dizerem a todos os vossos amigos, começam a pensar na lista de convidados. Assim que fecham a lista, há muitos detalhes em que pensar. Que informações colocar? Saibam tudo neste artigo!
O convite de casamento é um dos elementos-chave da organização do vosso dia. Por isso, se já têm a lista de convidados definida e estão prestes a fazer os convites de casamento, tomem nota destas importantes dicas. Afinal, não é apenas a estética que conta; existe todo um protocolo que deve ser seguido (em maior ou menor escala) para que tudo corra na perfeição. Então, deixem a busca de bolos de casamento originais para depois e dediquem-se a aprimorar esta primeira tarefa.
Índice de Conteúdo:
- 1. Que dados devem conter os convites?
- 2. Em que ordem devem aparecer os dados?
- 3. Formalidade dos convites
- 4. Convites especiais para pessoas especiais
- 5. Envio dos convites - em mão ou pelo correio?
- 6. Quando se devem enviar os convites?
- 7. Convites exclusivos
- 8. Formatos originais
1. Que dados devem conter os convites?
Antes de mais, as informações básicas. O que deve conter o convite de casamento? No fundo, todas as informações para que convidados saibam de quem se trata o casamento, onde e quando têm de se dirigir. Assim, o convite deve ter as seguintes informações:
— Os nomes dos noivos (e dos respetivos pais, caso queiram um convite tradicional)
— O lugar, a data e hora da cerimónia
— Lugar e hora do copo de água
— Site de casamento dos noivos para R.S.V.P (confirmação de presença) — ou outra maneira para a resposta
— O contacto dos noivos
Finalmente, também devem adicionar qualquer informação que considerem imprescindível relativamente à organização do grande dia (por exemplo, que se trata de uma festa sem crianças), ou ao dress code oficial (caso tenham um casamento temático, ou se quiserem fazer um casamento informal, entre outras opções).
2. Qual a ordem em que devem aparecer os dados?
Neste ponto, a liberdade é total, principalmente no que diz respeito aos convites de casamento personalizados e de formato inovador. No entanto, se querem seguir o protocolo mais tradicional, devem organizar os dados desta forma:
- O nome da noiva e do noivo, em destaque, com o dos seus pais (caso queiram incluí-los)
- Alguma frase original que transmita a boa nova seguida pelo dia + data + local da celebração
- Pedido de confirmação (com data) e algum contacto dos noivos e/ou o sítio web do casamento.
Desta forma, nenhuma informação ficará de fora e é uma maneira muito intuitiva de colocar todos os dados necessários.
Escolham aqui os vossos convites!
3. Formalidade dos convites
Fica a critério dos noivos definir o grau de formalidade que desejam dar aos convites. Se se trata de uma festa casual, ou até de um mini wedding, o ideal é que os convites transmitam um certo nível de proximidade e confiança. Já para as festas mais tradicionais e/ou numerosas, os convites podem ser mais formais, de modo a adaptar-se a todos os perfis.
Nos convites mais formais, que se destinam a pessoas com que têm uma relação mais distante, devem investir no protocolo. Por exemplo, se pretendem convidar um casal casado, devem incluir o nome e apelido (“Sr. João Sousa e Sr.ᵃ Ana Sousa”). Se pretendem convidar uma família inteira, podem optar por simplificar e escrever “Sr. João Sousa e família”.
4. Convites especiais para pessoas especiais
Para familiares e amigos mais próximos podem sempre fazer convites de casamento originais e personalizados e outros mais formais para os restantes convidados. A diferenciação é muito simples: aos amigos, vale tudo. Podem escrever o convite informalmente e dirigi-lo sem qualquer formalidade (prescindindo dos títulos e da terceira pessoa).
5. Envio dos convites — em mão ou pelo correio?
Idealmente, os convites devem entregues pessoalmente pelos noivos às pessoas mais próximas (padrinhos, avós, pais, etc.). Os restantes convites podem ser enviados por correio. Se pretendem uma solução mais low cost e prática, podem sempre os enviar por endereço eletrónico. Assim, os vossos convidados podem confirmar directamente naquele correio eletrónico e podem até criar um site que recolha as respostas dos convidados.
6. Quando se devem enviar os convites?
Os convites devem ser enviados entre dois e seis meses antes do grande dia, impreterivelmente. Sobretudo se o casamento se realiza noutra cidade/país, ou se grande parte dos convidados vem de fora, é aconselhável enviar um Save The Date com um ano de antecedência.
7. Convites exclusivos
Como sabem, todos os detalhes fazem parte da identidade visual do casamento. Por isso, e dado que o convite representa o primeiro contacto dos convidados com o estilo do vosso enlace, aprimorem este detalhe! Optem por frases que façam sentido com o tema do casamento e com o vosso estilo. Os vossos convidados vão adorar a vossa dedicação e sentir-se ainda mais motivados para assistir ao evento.
8. Formatos originais
Não se sintam coibidos! Apostem em novos formatos (convites em forma de “ticket” ou passaporte, numa garrafa de vidro, em forma de “puzzle”…), ou simplesmente adicionem algum elemento surpresa que faça os vossos convidados sorrir (por exemplo, um balão com um texto personalizado, uma polaroide com uma foto vossa ou flores secas prensadas). Personalizarem os vossos convites é sempre um ponto-chave para surpreenderem os convidados.
O que acharam destas ideias para os convites de casamento? Já sabem como querem que sejam os vossos? Então mãos à obra! Uma vez terminado o primeiro exemplar, não se esqueçam de repassar várias vezes a informação de modo a evitar qualquer erro. Lembrem-se que este é o primeiro contacto que os convidados terão com o vosso grande dia. Apostem nuns convites cheios de estilo e numas lembrancinhas de casamento a condizer. O êxito está garantido!
Mais sobre o convite de casamento: