Afinal de contas, quanto custa casar?
Casar é uma verdadeira aventura e preparar o casamento também. Se estás a pensar em dar o nó deves saber que tens muitas contas pela frente, especialmente se tens um orçamento limitado. Descobre quanto custa casar!
As despesas com o casamento começam a partir do momento em que recebes um anel de noivado. Depois, tens uma série de despesas não só com a festa e a celebração propriamente dita como com todos os preparativos. Por exemplo, antes de escolher o bolo de casamento tens de o provar, e isso implica algumas deslocações. O mesmo se aplica se quiseres que as tuas damas de honor tenham vestidos de cerimónia com características específicas - mesmo que não os pagues, a sua escolha vai implicar custos. Mesmo não tendo estas despesas menores em consideração, casar custa dinheiro e estipular um orçamento é uma excelente forma de começar a fazer contas. Além de poderes usar o orçamentador de casamentos.pt, vamos dar-te uma ideia dos custos que podes vir a ter.
O orçamento de um casamento tradicional pode ir dos 15 000 aos 25 000 euros, embora haja valores que diferem muito destes números. Este será um valor genérico e que pode sofrer muitas alterações consoante o tipo de evento que queiras organizar. Por isso, a nossa sugestão é que estipules previamente o que estás disposta a gastar no total e qual o valor que gostarias de disponibilizar para cada um dos componentes da festa.
- O copo-de-água
- A animação
- A lua-de-mel
- Fotografia e vídeo
- O vestido de noiva e o fato do noivo
- Cabeleireiro e maquilhagem
- Acessórios
- Convites e lembranças
- Decoração
O copo-de-água
Geralmente, este representa a maior fatia do orçamento num casamento. Claro que é uma despesa que depende do número de convidados que tenhas e do estilo de festa, mas, regra geral, corresponde a cerca de 30% dos gastos totais. Normalmente, o preço por convidado ronda os 100 euros, podendo haver ou não despesas associadas ao serviço de bar que, por sua vez, costuma ter um custo de aproximadamente 20 euros por pessoa.
- Leia mais: Existe um protocolo para o copo de água?
Se tiveres oportunidade de conseguir um espaço, apenas terás de considerar a contratação de um catering e, neste caso, o preço pode ficar consideravelmente mais barato. Incluído no copo-de-água está ainda o bolo, que pode ter valores muito variados. Se optares por um bolo de casamento simples, talvez o consigas fazer a preços bastante acessíveis.
A animação
O grau de divertimento que os convidados podem ter no teu casamento depende muito do serviço de animação que contratares para depois da refeição. Aqui, poderás escolher uma banda ou um DJ. A primeira pode ser mais cara e ir até aos 1000 euros, dependo da fama do grupo que escolheres. Já os Dj’s, uma vez que não necessitam de tanto material, podem oferecer-te um serviço entre os 500 e os 800 euros. Contacta sempre vários profissionais e não deixes de os visitar no seu trabalho, para perceber se o seu estilo se adapta ao que desejas para o teu dia.
Reserve aqui a animação do seu casamento
A lua-de-mel
Aqui, os preços podem variar de uma forma extraordinária, de acordo com aquilo que decidirem fazer: de uma forma pouco cuidada, podes apontar para cerca de 3000 euros, se o teu sonho é ter uma lua-de-mel num dos destinos de praia que têm sido tendência nos últimos tempos. Se quiseres poupar, podes pedir na tua agência que elabore um programa menos dispendioso e, seguramente, encontras destinos mais próximos e igualmente interessantes.
Descubra os fornecedores de lua de mel
Fotografia e vídeo
É outro dos serviços que convém contratar. Não confies na sorte e na possibilidade dos teus convidados tirarem fotografias engraçadas. Mais tarde, vais querer reviver o teu dia e as fotografias realizadas por um bom profissional têm outro encanto. De certeza que vais adorar ver o teu vestido de noiva com renda a partir de todos os ângulos possíveis. Um bom fotógrafo pode custar-te até cerca de 2000 euros. A este valor, acrescenta ainda o preço de uma reportagem de vídeo.
O vestido de noiva e o fato do noivo
Para uma ocasião tão especial talvez não tenhas vontade de olhar a gastos no que respeita ao vestido de noiva. No mínimo, este costuma custar entre 1000 e 2000 euros. No entanto, podes encontrar vestidos de noiva simples a preços económicos e igualmente maravilhosos. Se o teu sonho é levar um vestido de um estilista conhecido, mas achas que é demasiado para o teu orçamento, pondera a hipótese de alugar o vestido de noiva.
O fato do noivo pode já ser consideravelmente mais barato - este pode variar entre 500 e 1200 euros. Claro que, se optares por algo de alta-costura, o preço pode subir.
Cabeleireiro e maquilhagem
São outro serviço que vais querer ter e, provavelmente, fazer provas - o que acresce alguns euros no valor total. O preço a pagar pelo serviço de cabeleireiro e maquilhador pode situar-se entre os 250 e os 500 euros, mas, isso depende de quereres um sofisticado penteado apanhado ou algo mais simples.
Acessórios
Tanto os do noivo como os da noiva devem ser contabilizados: os sapatos, relógio, jóias, acessórios para o cabelo, a lingerie… Reserva entre 500 e 800 euros para estes elementos.
Convites e lembranças
Aqui podes fazer uma poupança considerável se optares pelo DIY. Se quiseres fazer os convites de casamento podes poupar bastante, ao encomendá-los, podes contar com uma despesa de cerca de 200 €. As recordações podem ser encontradas de todos os preços, desde lembrancinhas de casamento baratas a outras mais sofisticadas e originais. Em média poderás reservar-lhes cerca de 450 euros.
Lembrancinhas de casamento aqui
Decoração
Também aqui podes ter valores díspares consoante o que querias fazer e os serviços que já venham incluídos no contrato do local onde vais fazer o copo de água. A decoração do local da cerimónia costuma rondar os 250-450 euros.
Quanto pensas gastar no teu casamento? Achas que consegues poupar fazendo tu própria as lembrancinhas de casamento? Pode ser um trabalho significativo, mas que depois te dê mais liberdade monetária para poderes investir um pouco mais no vestido de noiva. Quais vão ser as tuas prioridades?
Não deixe de ler: