Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Quanto tempo se deve esperar para ser mãe?

Semanas, anos ou meses? Será que há um tempo exato para dar o próximo passo na relação e pensar na maternidade? Quer sejam noivos calmos ou mais impacientes, tudo deve vir a seu tempo. Já pensaram em quando querem ter filhos?

A idade em que os casais decidem ter o primeiro filho tem vindo a aumentar. Seja pelo trabalho, pelo tempo de lazer - que pode ficar comprometido – pela estabilidade económica, familiar ou pessoal, a verdade é que cada vez mais são os noivos que adiam esta decisão para muito depois de subir ao altar e trocar alianças de casamento perante todos os convidados. Não há dúvidas, a ideia de namorar e só depois casar, morar juntos e constituir família está completamente ultrapassada.

Hoje, não há tempo certo nem ordem para qualquer uma destas fases, existe apenas a ideia de que o tempo passa e há que dar passos na vossa relação, dentro do que pretendem viver na vossa vida. Cada casal tem o seu ritmo, mas, será que existe um timing certo para ser mãe? No caso de projetarem isso enquanto casal, estes são alguns pontos que vos podem ajudar a refletir. 

Falar no plural
A fertilidade
Bebé ou carreira?
O momento certo
Reunir todos os requisitos
Em sintonia

Falar no plural

Um dos erros mais comuns quando se fala em ter filhos é ter em consideração apenas um membro do casal – geralmente, a mulher. Serem pais é um projeto a dois e ambos devem ter bem presente tudo o que implica. Apesar da mãe ter de abdicar de vários momentos, o pai pode compensar em tantos outros, formando uma verdadeira equipa no que diz respeito ao bebé. Antes de idealizar qualquer plano, conversem bastante e percebam se estão os dois na mesma página e que apoio e entreajuda serão um para o outro relativamente a este assunto. 

A fertilidade

Acredita-se que a idade mais fértil da mulher é entre os 20 e os 25 anos, sendo que, a partir dos 35, a fertilidade começa a diminuir. Mas não tenham pressa! Embora a idade seja um fator determinante na fertilidade, a medicina está em constante evolução e a tendência é que as mulheres possam ser mães até muito mais tarde, sem que isso implique riscos para a mãe ou para o bebé! Mais importante do que a “barreira” dos 35 anos, é ter um estilo de vida saudável e, principalmente, agir sem pressas!

Bebé ou carreira?

Este é um dos principais fatores para se adiar a maternidade. A instabilidade ou a procura dela fazem com que muitas mulheres adiem esse projeto de vida. Embora não tenham necessariamente de optar por um deles, a verdade é que o trabalho é um dos fatores que mais pesa e atrasa esta decisão. Se são um casal jovem, é normal que estejam mais focados na vossa carreira e em estabilidade económica para mais tarde poderem dizer olá a um novo membro da família.

Por outro lado, se têm uma vida atribulada com trabalho e dispõem de pouco tempo livre, pensar em ter filhos é adiado até que surja o momento mais oportuno. Será possível alcançar um equilíbrio que vos permita conciliar ambos?

O momento certo

Aqui a resposta é mais simples: não existe nunca um momento certo. Queremos com isto dizer que se esperarem até reunir todas as condições que antecedem a chegada de um bebé, podem esperar para sempre! Quando é o momento certo para casar? Para viver juntos ou para fazerem um grande investimento? Se pensamos muito adiamos sempre os passos mais importantes da vida. Tudo vai depender de cada casal e das suas exigências. O mais importante? Nunca se precipitem numa decisão que pode mudar o rumo das vossas vidas para sempre.

Reunir todos os requisitos

Constituir família é uma decisão que acarreta uma enorme responsabilidade. Afinal, ter filhos é um compromisso para a vida e, embora tenham falado em dar esse passo muito antes do pedido de casamento, nunca deve ser algo pensado de ânimo leve. Como vão educar uma criança? Possuem uma rede familiar de apoio sólida o suficiente para prestar qualquer auxílio. Gostariam que crescesse no local onde habitam atualmente, ou planeiam fazer mudanças em breve? Todas estes fatores pesam na decisão final e, na hora h, é importante que todas as condições estejam reunidas.

Em sintonia

O desejo da outra pessoa sempre foi ter filhos, mas tu apenas começaste a pensar nisso mais recentemente? É importante que conheçam as expetativas um do outro antes de casar. A vossa vida a dois começa muito antes do sim, o que significa que deves estar com alguém que, a longo prazo, deseje o mesmo que tu.

Se ter filhos é o desejo de apenas um dos membros do casal, isso só irá resultar em frustração e, planear uma vida a dois quando ambos possuem objetivos díspares pode tornar-se muito desgastante. Por outro lado, se ter filhos sempre foi um objetivo em comum, não se preocupem… mais cedo ou mais tarde irá acontecer!

Já definiram quando querem ser pais? Alguns noivos estabelecem um intervalo de tempo para curtirem os primeiros anos de casamento, enquanto outros navegam ao sabor do vento até que o momento surja naturalmente. No que respeita à maternidade, ninguém melhor do que vocês mesmos para avaliar se estão preparados! O mais importante? Não cedam a pressões de terceiros e façam tudo ao vosso próprio ritmo, tal como fizeram a escolher a data certa para casar.