Que flores escolher de acordo com o mês do casamento?
As flores que escolheres para o teu bouquet e decoração de casamento vão mais além do teu gosto pessoal. Para cada uma, existe um significado que pode mudar a tua decisão. Se és uma noiva supersticiosa, não deixes de ler o que te contamos aqui.
Tal como o teu vestido de noiva difere caso te cases no verão ou no inverno, também as flores têm a sua temporada. Florescendo em épocas distintas, é sempre recomendável que escolhas flores de temporada para o teu dia, sobretudo se queres embelezar o teu bolo de casamento com flores naturais e outros recantos da festa, já que durarão sempre mais do que as flores que se encontram fora de época.
Sim, são as flores que dão essa beleza ao teu dia, tal como o teu penteado de noiva dará ao teu look, assim que deves ponderar bastante antes de as escolher. Para além disso, também se associam aos diferentes meses do ano, de um modo mais simbólico. Se quiseres seguir esta simbologia para escolher as flores para o teu casamento, consoante o mês em que te casas, presta atenção a esta lista e ao seu significado.
Janeiro – Cravo
O cravo representa orgulho, beleza, admiração e gratidão. Originário da Ásia, onde se cultivam há 2000 anos, esta flor de inverno, de vivas cores e perfume suave, constitui uma autêntica jóia. Os cravos costumam associar-se sentimentalmente à alegria e ao encanto, ainda que cada uma das suas cores tenha um significado concreto. Ou seja, enquanto o vermelho expressa a admiração em relação à pessoa amada, o branco faz referência ao estado puro do amor. Pelo contrário, a cor amarela associa-se à deceção ou desilusão. O cravo é associado às noivas mais clássicas, pelo que se estás a pensar usar um vestido de noiva Rosa Clará no teu dia, esta flor é indicada para ti.
Fevereiro – Íris
Esta flor simboliza fé, valor e sabedoria. Na Grécia antiga, como personificação do arco-íris, que era o mensageiro dos deuses - o laço de união entre o céu e a terra. Ideal para as noivas que procuram um vestido de corte império, completado com um penteado com tranças, o lírio dará esse toque que falta para se conseguir um look de deusa grega que muitas noivas procuram.
Março – Narciso
Esta flor que brota no final do Inverno, com a sua brilhante cor amarela, personifica o renascer da vida e novos começos. Apresentados num abundante ramalhete, prometem felicidade e alegria. Um ramo com narcisos combina na perfeição com noivas românticas, que sonham com o vestido de noiva desde pequenas. Se te identificas, contempla ter esta flor no teu bouquet.
Abril – Margarida
Diz a lenda que a origem da margarida se deve a uma ninfa que se transformou numa encantadora, mas modesta, flor silvestre, para fugir de uma atenção não desejada. Personifica a alegria e inocência juvenil e é a essência da Primavera. A margarida é uma flor que combina na perfeição com noivas campestres, que escolheram um vestido de noiva com renda para o seu dia, já que a beleza natural desta flor combina perfeitamente com o estilo e personalidade.
Maio – Lírio
Representa a candura e pureza e são majestosos. Eram venerados pelos antigos gregos, que acreditavam que brotavam do leite de Hera, a rainha das deusas. Durante muito tempo associados à Virgem Maria, os lírios brancos representam a virtude, enquanto os lírios do vale representam doçura e humildade. Esta flor de Maio expressa pureza de coração, majestade e honra. Se és uma noiva clássica, o lírio pode ser uma aposta acertada.
Junho – Rosa
Símbolo do amor e da paixão, a rosa é rica em simbologia. Ainda que cada cor tenha um significado diferente, assim como o número de flores que também transmite uma mensagem particular. A rosa representa beleza e perfeição. Além de ser a flor de eleição das noivas mais tradicionais, a rosa aporta beleza, pureza e elegância a qualquer noiva, pelo que se escolheste usar um vestido de noiva curto, um bouquet de rosas também se adequa, visto ser uma flor versátil.
Julho – Delfino
Com as suas flores estilizadas, simboliza um coração aberto e um afeto ardente. As suaves cores e aromas desta flor de verão, oferecem-lhe um refrescante e distinto encanto natural. Sugerem uma sensação de leveza. Ideais para noivas que se casam ao ar livre e querem transmitir leveza e frescura em cada detalhe do seu look.
Agosto – Gladíolo
Representa a força e integridade moral. Se bem que as suas flores cativam pela sua beleza, também significam vaidade. O seu nome procede da palavra latina gladiolus, diminutivo de gladiu, que significa espada, que por um lado se refere à forma de lança da folha e por outro, ao facto de que a flor, na época dos romanos, era oferecida aos gladiadores que triunfavam nas batalhas. Daí que esta flor seja o símbolo da vitória. Esta flor representa o verão na sua plenitude e é uma das flores de excelência das noivas que apostam por um bouquet em cascata para o seu dia.
Setembro - Áster
Durante muito tempo foram-lhe atribuídos poderes mágicos. Antigamente, acreditava-se que se se queimavam folhas de áster, o seu perfume afugentava o mal. Hoje em dia, esta bela flor é considerada um talismã de amor e símbolo de elegância. Esta flor combinará na perfeição com casamentos rústicos ou com noivas que preferem um estilo mais descontraído para o seu dia. Se optaste por um penteado apanhado despenteado, provavelmente gostas de surpreender. Estas flores combinarão com a tua personalidade.
Outubro – Calêndula
Brilhante e colorida, de grandes folhas alaranjadas, é a quinta essência das flores de Outono. Representa afeto e graça.
Novembro – Crisântemo
São símbolo do sol e, antigamente, eram muito apreciados. Para os japoneses, as suas folhas representavam a perfeição. Significam otimismo e felicidade. Diz-se que se se coloca uma pétala no fundo de um copo de vinho, oferece uma vida longa e saudável. Esta flor é uma das flores tendência do momento, juntamente com as peónias. O seu aspeto particular e muito diferente seduz as noivas mais atrevidas, que querem marcar a diferença no seu casamento.
Dezembro – Poinsétia
Também conhecida como flor ou estrela do Natal, é uma planta de origem mexicana. Conta a lenda que, quando uma menina colocou uma humilde planta sobre o altar de uma igreja, as suas folhas transformaram-se em brilhantes flores vermelhas. Simbolizam alegria e felicidade, o perfeito atributo para as celebrações natalícias. Se te casas no inverno e não resistes à magia do natal, comtempla seriamente em teres estas flores no teu dia.
Depois de tudo o que leste, as flores que escolheste encaixam no mês do teu casamento? Lembra-te que tudo tem que estar em harmonia, seja na decoração, ramo ou corsage que escolheste para combinar com os vestidos de cerimónia das tuas damas. Seja qual for a tua escolha floral, o importante é que te sintas identificada e confiante com a decisão que tomaste. Por isso assim que enviares os convites de casamento não percas mais tempo e escolhe este importantíssimo detalhe!