Quem sentar na mesa dos noivos?
O momento de distribuir os convidados pelas mesas requer bastante atenção. Mas, e na mesa dos noivos, quem se deve sentar além dos noivos? Sozinhos ou acompanhados, o importante é que ambas as partes se sintam confortáveis.
A mesa dos noivos é, sem dúvida, a mais importante do copo-de-água. É onde se sentam os noivos, sozinhos ou acompanhados, de acordo com o que seu estilo e gosto pessoal. Na verdade, tudo começa no momento em que se elabora a lista, - que normalmente, aumenta sempre mais do que o esperado - passando depois para o envio dos convites de casamento e terminando na divisão das mesas. Sim, se fazer a lista de convidados é difícil, o momento em que os têm que distribuir pelas mesas pode revelar-se uma árdua tarefa.
Seja porque é absolutamente fundamental encaixar todos os convidados ou porque há sempre alguém que sobra, ou mesmo porque existem mesas por preencher, nem sempre é fácil chegar a um consenso. E, uma vez distribuídos os convidados, chega a mesa mais especial. O que fazer? Quem se senta com os noivos? Com famílias e os padrinhos ou separados? Todas as opções são válidas, inspirem-se antes de tomarem uma decisão.
Os padrinhos e os pais
Apenas a família mais chegada
Sozinhos...acompanhados um do outro
Os padrinhos e os pais
Os mais tradicionais e que pretendem seguir o protocolo no dia de casamento não têm dúvidas: na mesa presidencial ficam os noivos, os pais e os padrinhos. Sim, os noivos com este perfil optam por partilhar a mesa com os respetivos pais e padrinhos. Se algum deles faltar, normalmente preenche-se o lugar com um familiar chegado ou o respetivo acompanhante. Neste caso, a disposição da mesa deve fazer da seguinte forma: a noiva à esquerda, ao seu lado o seu pai e ao lado deste a sua mãe. Do lado direito o noivo, ao seu lado a sua mãe e ao lado desta, o seu pai. Depois disso, os respetivos padrinhos.
Apenas a família mais chegada
Há quem opte por ter apenas os pais e os irmãos ou família muito chegada, como por exemplo, os avós. Esta é uma forma de lhes mostrar que os querem sempre perto de vocês, um gesto fará com que se sintam privilegiados e ainda mais especiais. No caso de haver alguns problemas familiares, como por exemplo pais separados, o melhor será optarem por não os sentarem na vossa mesa, escolhendo apenas os irmãos ou primos.
Em alguns casos, os noivos escolhem sentar-se ao lado das suas damas de honor e bestman. Além de criarem impacto - seja pelos vestidos de cerimónia ou por outro detalhe identificativo - garantem a diversão durante toda a refeição!
Sozinhos
A mesa presidencial deve estar à vista de todos, seja numa das pontas do salão ou no meio, para que os noivos vejam e sejam vistos pelos convidados. É fundamental que possas mostrar o teu look, seja ele um maravilhoso vestido de noiva simples ou um modelo arrojado. Os noivos devem destacar e por isso mesmo, hoje em dia, muitos optam por ficar sozinhos na mesa presidencial. Mais uma vantagem? Além de não ferirem suscetibilidades, criarão um ambiente de maior romantismo e poderão conversar e criar um clima de cumplicidade entre os dois durante o vosso grande dia.
Estas são as opções que, por norma, se usam nos casamentos de hoje. A verdade é que a tendência do momento consiste em respeitar a personalidade do casal, em todos os detalhes e também em quem querem ter ao vosso lado na mesma dos noivos. Por mais anfitriões que queiram ser, não se esqueçam do que querem realmente, já que este dia não se repete duas vezes. Ponderem bem e tomem uma decisão de acordo com o que sentem, para poderem aproveitar ao máximo o vosso dia.