Requisitos para o matrimónio: o casamento civil
Para o casamento civil são necessários vários documentos e trâmites que, muitas vezes, não sabemos quais são. Se é o vosso caso, não percam este artigo no qual esclarecemos quais são os requisitos para contrair matrimónio pelo civil.


Às vezes, ao pensar em toda a papelada pela qual temos de passar para tornar o nosso sonho realidade, sentimos um aperto na garganta. Na verdade, se tudo fosse tão fácil como escolher o sabor do bolo de casamento ou visitar joalharias até encontrar aquelas alianças de casamento perfeitas, de certeza que o mundo seria mais simples.
Mas, infelizmente, a burocracia faz parte do processo e não pode ser evitada. Pensem que, por muito que canse, este é um passo muito importante… e necessário. Por isso, antes do vestido de noiva ou pensarem no destino da lua de mel, informem-se sobre os requisitos necessários para o matrimónio civil! Este é o primeiro passo para contraírem matrimónio e ficarem legalmente casados.
Índice de conteúdo:
- O que é preciso para casar pelo civil?
- Processo preliminar do casamento civil
- É preciso testemunhas para casar pelo civil em Portugal?
- Quanto custa um casamento pelo civil?
- Qual é o valor do casamento no cartório civil?

O que é preciso para casar pelo civil?
Quando decidirem dar o grande passo, devem dirigir-se à conservatória do registo civil para declarar a vossa intenção de iniciar o processo. Por muito divertido que seja sonhar com a decoração do grande dia ou com aquele vestido de noiva da última temporada, esta deve ser a vossa prioridade. Os documentos que têm de apresentar são os seguintes:
- Identificação de cada noivo com o cartão de cidadão ou no caso de ser estrangeiro, o passaporte, certidão de nascimento e o título de autorização de residência.
- Se algum dos dois já tiver sido casado antes, terá de apresentar o certificado de casamento e toda a documentação correspondente. Se existir escritura de convenção antenupcial também deve ser apresentada.
- No caso de viuvez, além da certidão do casamento anterior será ainda necessário apresentar a certidão de óbito do anterior cônjuge.
- Se existir escritura de convenção antenupcial também deve ser apresentada.

Processo preliminar de casamento
Este processo público visa saber se há impedimentos à celebração do casamento civil. No processo, aberto pelo conservador, é obrigatório constar: o nome, idade, estado, naturalidade e residência dos nubentes e o nome completo dos seus pais (e, se for o caso, referência ao falecimento de algum deles).
No documento deve também constar a modalidade do casamento e a conservatória onde se vai celebrar o enlace. Após estas diligências, a conservatória emite um despacho no qual autoriza o casamento civil. Caso não se verifiquem impedimentos à celebração do casamento, a cerimónia tem de realizar-se no prazo de seis meses a contar do despacho favorável da conservatória. Tempo mais que suficiente para escolher um bolo de casamento original e experimentar uma infinidade de penteados apanhados para casamento!
Hoje em dia também já é possível iniciar este trâmite online no site Civilonline.mj.pt, o que facilita bastante as coisas. No caso de residirem no estrangeiro, o melhor é dirigirem-se ao Consulado português da vossa área de residência para vos darem todos os pormenores em relação ao vosso caso particular. Se não sabem exatamente qual é, verifiquem no mapa de portaldascomunidades.mne.pt.

Encontra os melhores fornecedores
É preciso testemunhas para casar pelo civil em Portugal?
Sim, para casar pelo civil é necessário ter duas testemunhas - uma por cada elemento do casal. As testemunhas confirmam que o casamento foi realizado e que ambas as partes casaram por livre vontade. Qualquer pessoa pode ser testemunha - portuguesa ou de outra nacionalidade - desde que tenha 18 anos ou mais.
Quanto custa um casamento pelo civil?
Por norma, o casamento civil é celebrado na conservatória, mas já existem vários celebrantes que se deslocam até ao local que os noivos desejarem para celebrar o casamento. Apenas têm de assegurar o transporte e consequente pagamento do mesmo ao Conservador e do celebrante caso queiram ter um, assim como pagar uma taxa adicional de cerca de 200 euros. Se esta for a vossa opção, talvez não seja má ideia pensar em lembrancinhas de casamento baratas ou até handmade.
Também existem em Portugal espaços municipais disponíveis para a celebração de casamentos. Por exemplo, em Lisboa, existem várias opões: Salão Nobre dos Paços do Concelho, Palácio da Mitra, Palácio Beau Séjour, Palácio Pimenta - Museu da Cidade, Auditório do Museu do Fado, Espaço Monsanto ou o Coreto da Quinta Pedagógica. Caso vos agrade à ideia, devem dirigir-se à Câmara Municipal para ampliar as informações e conhecer os preços praticados.

Qual é o valor do casamento no cartório civil?
Se decidirem casar num dia da semana (considerado dia útil), o valor para casar no registo civil em Portugal é de 120 euros. No entanto, é sempre conveniente confirmarem no cartório onde pretendem casar, uma vez que os preços podem variar. Se decidirem casar durante o fim de semana, o valor sobe para 200 euros. Tenham em conta que nem todas as conservatórias aceitam casamentos ao fim de semana, assim que, caso queiram celebrar o vosso a um sábado ou domingo, devem confirmar primeiro essa possibilidade.

Nem tudo é papelada e também chega a hora de planear outros pormenores. Por exemplo, que prendas de casamento têm em mente? E para a decoração, já escolheram alguma temática? Lembrem-se que os convites de casamento são importantíssimos para definir o ambiente do casamento, por isso, escolham com cuidado e atenção este elemento.