Roupinhas para os pajens: 5 dicas essenciais
Os pajens são os meninos que vão no cortejo de entrada da noiva na igreja. Já pensaram se querem tê-los no vosso casamento? E já sabem que roupa vão levar? Pois aqui podem obter inspiração nos modelos que vos apresentamos.
A figura do pajem está presente nos casamentos desde a idade média e representava a pureza e a inocência que deve estar inerente a um começo de uma nova vida a dois. Também está associada ao facto de que, nesta época, as crianças vestiam as suas melhores roupas para receberem os noivos e, normalmente, eram eles que os guiavam até ao altar. Hoje em dia, os pajens costumam estar acompanhados pelas daminhas de honor e têm a função de levar as alianças de casamento. Costumam ser familiares dos noivos ou podem ser os filhos de algum amigo.
Aproveitem o convite de casamento para informarem os pais de que gostariam que os seus filhos fossem os vossos pajens. Normalmente são os noivos que se encarregam de pagar e, por vezes, escolher as roupas destas crianças, mas isso é uma opção pessoal, e são os próprios pais que muitas vezes assumem essa despesa. Aproveitem o momento em que forem escolher o vestido de noiva e fato de noivo, para também escolherem as suas roupas. Para que tenham algumas ideias para a escolha das suas roupas, aqui vão umas sugestões.
1. À imagem dos noivos
Esta é a nossa opção preferida. Não é tão giro ver uma criança vestida como um adulto? Embora consideremos que uma criança deve estar vestida de acordo com a sua idade, as ocasiões especiais são para isso mesmo: para que se vistam de forma diferente da do dia a dia.
Portanto, se gostarem desta opção tanto quanto nós, procurem uma roupa que seja muito parecida à do noivo. Esta escolha pode ser a mais dispendiosa, por isso ponderem bem se se encaixa no orçamento ou se não se importam de abdicar de outros items ou mesmo adquirir um vestido de noiva barato, que certamente vos ficará muito mais em conta.
2. Formal ou informal
Este estilo depende do tipo de casamento e da cerimónia. Se se trata de um evento mais formal, que decorre à tarde ou à noite e onde as convidadas levem vestidos de cerimónia compridos, talvez o dress code obedeça, também, a alguma formalidade. Mas como hoje em dia os casamentos são cada vez mais casuais, em que se vê, mais do que nunca, vestidos de noiva curtos e convidados com calções e sapatilhas mais confortáveis, certamente as crianças não vão ser exceção. Sabemos que o pajem tem um papel importante e que toda a gente vai reparar nele, mas não deixa de ser uma criança e, acima de tudo, a sua roupa deve ser prática e confortável para que possa correr e brincar à vontade após a cerimónia.
3. Escolhe os melhores acessórios
Um acessório que pode fazer toda a diferença são os suspensórios. A roupa pode ser muito simples mas, com este complemento, ganha logo outro aspecto. Mas se querem um ar mais vintage e formal, optem por uma gravata ou um pequeno lacinho, o que cria uma imagem muito menos pesada ou formal. Um colete é também uma opção muito útil se o casamento decorrer em meia estação, como o Outono ou a Primavera.
4. Calças ou calções
Uma vez mais, tudo depende da formalidade do casamento e também da estação do ano. Se for uma época muito quente, é melhor que levem calções para não passarem tanto calor. Mas se for um casamento no inverno, nada como optar por calças e uma camisola mais quente para garantir o máximo conforto.
5. Aprovação dos pais
Ao fazer o convite de casamento aos pais, aproveitem para o estender aos mais pequenos! Não se esqueçam que, quando forem escolher a sua roupa, os pais devem sempre acompanhá-los, sobretudo se são eles quem vai suportar as despesas (o que geralmente acontece quando é uma roupa mais informal, que certamente voltarão a utilizar). Aproveitem para fazer um convite de casamento personalizado só para eles, onde os informam da vossa intenção.
Já sabem como vai ser a roupinha dos vossos pajens? Lembrem-se que podem também inspirar-se nos vestidos de cerimónia das vossas convidadas para a roupa das meninas das alianças! Temos a certeza de que vai ser uma cerimónia lindíssima!