Madrinha do casamento: quais são os seus deveres e funções?
Afinal qual é a função da madrinha no casamento? Onde é que começam e acabam as suas tarefas? Vais ser madrinha? Então descobre tudo ponto por ponto!
A madrinha de casamento é, acima de tudo, o braço direito da noiva na preparação do casamento e ainda a pessoa que no grande dia está sempre a postos para que tudo corra como a noiva sonhou. É, de facto, um papel de grande comprometimento, mas que também é escolhido com muita atenção.
Assim, se foste escolhida para madrinha de casamento, considera-te uma pessoa de sorte: trata-se de uma forma de reconhecimento e carinho por parte da noiva. Todavia, tens uma grande responsabilidade nos ombros. Deves ajudá-la a escolher um vestido de noiva, e logo também um penteado de noiva a condizer. Já para não falar do teu próprio vestido de cerimónia, claro, já que a madrinha deve estar impecável!
1. Antes do casamento
Antes do casamento são inúmeras as tarefas que podem ser delegadas na madrinha. Acima de tudo, é função da madrinha apoiar a noiva emocionalmente. Mas não só! Anota:
- Ajudar a escolher o vestido do casamento, sapatos e outros acessórios, bem como maquilhagem e um penteado apanhado que a favoreça. No fundo, ajudar a noiva na busca do seu look perfeito!
- Ajudar a noiva a distribuir tarefas pelos convidados e damas de honor, caso as tenha. Neste último caso, a madrinha também ajuda a noiva a escolher os vestidos de gala compridos das damas de honor.
- Ajudar a programar o casamento em geral e assistir à noiva sempre que for necessário: dar uma opinião, sugestões, procurar lembrancinhas de casamento baratas, locais para o copo de água, uma pastelaria que faça bolos de casamento originais, etc.
- Chamar a noiva à realidade quando ela levar a preparação do casamento longe demais ou tornar-se demasiado emocional.
- Organizar uma despedida de solteira inesquecível, contando com a colaboração das outras amigas da noiva.
- Manter a calma e estar relaxada. A madrinha deve conseguir manter a calma para transmiti-la à noiva.
- Ajudar com a lista de convidados. Fazer uma lista de convidados pode ser um verdadeiro quebra-cabeças, bem como organizar as pessoas nas mesas, mas é mesmo para ajudar nessas missões impossíveis que a madrinha existe.
Pode interessar:
- 8 ideias de ramos de flores para as madrinhas
- Maquilhagem das madrinhas: dicas de ouro para as amigas da noiva!
2. No dia do casamento
Também no dia da cerimónia a função mais importante da madrinha é ser um suporte emocional da noiva, embora a parte logística seja igualmente importante. Assim sendo, a madrinha deverá:
- Ajudar a noiva a vestir-se e preparar-se para o casamento.
- Assegurar-se que a noiva leva tudo o que é necessário para o casamento, incluindo o kit de emergência.
- Estar disponível para resolver qualquer contratempo que surja com a noiva ou convidados, incluindo ter o telefone sempre à mão para o caso de alguém necessitar de indicações para chegar ao local da cerimónia e do copo-de-água.
- Agarrar o bouquet quando a noiva não pode segurar nele.
- Assegurar que a noiva está sempre resplandecente, que o seu véu e vestido estão bem enquanto ela entra na igreja e, mais tarde, verificar que a noiva tem o seu visual cuidado.
- A madrinha é, na maior parte das vezes, uma das testemunhas do casamento.
- Durante a receção, enquanto os noivos estão na sessão fotográfica, a madrinha é a anfitriã da festa, resolvendo as possíveis questões que surjam, ajudando os convidados a encontrar os seus lugares, etc.
- Encarregar-se de guardar presentes e envelopes que ofereçam aos noivos num local seguro.
- Assegurar-se que a noiva vai comendo algo para não desfalecer durante a festa.
- Durante a receção, a madrinha deverá dançar com o padrinho do casamento.
3. Depois do casamento
As funções da madrinha não se esgotam no dia do casamento. Ainda depois do grande dia a madrinha tem certas tarefas pela frente:
- Ajudar a noiva a organizar os agradecimentos aos convidados.
- Verificar se falta fazer algum pagamento a um fornecedor
- Confirmar que não fica nada para trás
- Ver com a noiva, o álbum, os vídeos e partilhar com ela, as melhores recordações do dia do casamento.
- Continuar a estar presente na vida do casal.
Vais ser madrinha de casamento? Quais achas que são as tuas tarefas-chave? Dedica-te totalmente a ajudar a tua amiga! Ela de certeza que está a precisar da tua ajuda e vai agradecer-te para sempre!