6 meses para o casamento: quais as tarefas a realizar?
Depois de pesquisarem serviços, fornecedores e todos os contactos para o vosso grande dia, chegou a altura de tomar decisões e fechar acordos. Não percas este artigo, em que te contamos quais as decisões a tomar a 6 meses do grande dia!
Seis meses até à data do vosso grande dia pode parecer muito, mas lembrem-se que o tempo passa a voar e que há uma série de tarefas que devem riscar da vossa lista para que entrem no último semestre sem pressas nem preocupações. Da escolha do vestido de noiva, dos acessórios e penteados certos, até à reserva do espaço do copo de água e todos os detalhes como a decoração, as cores e o bolo de casamento, sabemos que cada detalhe vai ser pensado ao pormenor.
E como de repente tudo pode parecer fora do vosso controlo, este artigo vai ajudar-vos a pôr as ideias em ordem e, sobretudo, a organizarem-se para que tudo corra como planeado! Depois de fazerem os contactos certos e procurarem toda a inspiração que necessitam para as lembrancinhas de casamento, está na hora de pôr mãos à obra e começar a fechar negócios.
Escolher o vestido e o fato
Se já passaste muito tempo a sonhar com o vestido de noiva antes sequer de decidirem casar, então esta etapa é provavelmente aquela pela qual te sentes mais ansiosa. Se até ao momento tudo o que fizeste foi inspirar-te nas últimas coleções dos desiners mais conceituados, como por exemplo as criações de vestidos de noiva Rosa Clará, chegou o momento de decidires qual o teu vestido de sonho, aquele que te faz suspirar e com que vais brilhar junto dos teus convidados.
Pode parecer-te muita antecedência para tratar deste elemento, mas lembra-te que, muito provavelmente, o teu vestido terá de ser submetido a várias alterações até se adaptar perfeitamente ao teu corpo. E não podemos esquecer todas as oscilações de peso por que podes passar até ao grande dia. Para estares descansada e garantires que te assenta como uma luva, nada como escolhê-lo com o máximo de antecedência. E o mesmo se aplica ao fato do noivo! Para garantirem maior variedade de escolha e reservarem tempo para as provas e emendas necessárias, esta é a altura certa para o adquirirem.
Decidir o regime em que se querem casar
Seja comunhão de bens adquiridos, comunhão geral de bens, separação de bens ou qualquer outro regime que os noivos decidam, esta etapa faz parte de todas aquelas burocracias de que ninguém gosta mas que todos têm de tratar. Conversem e tomem essa decisão o mais rápido possível, assim que tratem de todos os processos do casamento, seja ele civil ou religioso.
Enviar os convites
Por esta altura, certamente já reuniram muitas ideias para convites de casamento. Pois então chega a altura de as pôr em prática. Lembrem-se dos convidados que residem longe de vocês ou mesmo no estrangeiro e naqueles que não têm muita flexibilidade de horários ou que trabalham por turnos. Certamente vão precisar de mais tempo para comprar as viagens e organizar a sua vida para poderem comparecer ao vosso casamento. Além disso, quanto mais cedo os enviarem, mais rapidamente vão receber as respostas! Por isso não se esqueçam de fazer a impressão de todos os convites e confirmar bem a morada daqueles convidados aos quais vão enviar por correio.
Agendar o curso pré nupcial
Uma experiência recomendada por muitos noivos que decidem entrar nesta nova etapa, um curso nupcial é muitas vezes a forma ideal de tirar dúvidas, desmistificar preconceitos e aprender muito mais sobre o mundo dos casados. O que têm a perder? Verifiquem a vossa disponibilidade e marquem o quanto antes. De certeza que não se vão arrepender.
Reservar a quinta
O espaço onde decidem fazer o copo de água deve ser muito bem ponderado e escolhido pelos noivos. Afinal, é nele que vão receber os vossos convidados, fazer as refeições, dançar e partir o vosso bolo de casamento original! Como a maioria destes espaços costuma ser reservada com muita antecedência, e para não correrem o risco do espaço que mais gostam estar já alugado na data do vosso grande dia, contactem já com os vossos preferidos, peçam orçamentos e fechem negócio com os fornecedores. Será um alívio para, mais tarde, poderem pensar na decoração e na disposição de todas as mesas.
Marcar a lua de mel
Aproveitem os descontos e promoções das agências de viagens e marquem já o vosso destino de sonho para a lua de mel. Uma vez tratada esta questão, podem já organizar tudo a pensar nesses dias em que vão poder aproveitar só os dois.
Já trataste de algum destes pontos? Cada casal se move ao seu próprio ritmo, por isso depois do anel de noivado, tu e o teu noivo podem mesmo já ter decidido outros detalhes importantes que não constam desta lista. O importante é que tudo decorra sem preocupações e que tratem de tudo atempadamente. Talvez tenhas ainda disponibilidade para ajudar as tuas amigas com os seus vestidos de cerimónia!