Tendências de moda nupcial para 2016 (Parte I)
Queres saber quais são as tendências que mais se repetem nas coleções de moda nupcial de 2016? Mostramos-te algumas linhas que seguiram os melhores estilistas nas suas propostas.
Casas em 2016? Ainda não decidiste como é que vai ser o teu vestido de noiva? Escolhê-lo é uma das partes mais emocionantes da preparação do grande dia, mas às vezes é preciso um pouco de inspiração para saber o que queremos e o que não. Com a quantidade de estilistas e modelos de vestidos de noiva que existem, parece um desperdício ter de ficar só com uma ideia! Mas lembra-te: se sabes como queres que seja o teu vestido, vai ser muito mais fácil.
Mostramos-te algumas das tendências para o ano em que te casas:
Bolsos
Sim, os bolsos continuam a estar no centro das atenções dos estilistas de moda nupcial. Para além dos aspectos meramente práticos e funcionais, são muito chiques, pois são subtis, mas capazes de oferecer muita personalidade, um toque informal e um certo ar de despreocupação às noivas que apostam por vestidos que incluem estas características. Se te agrada esta tendência, de certeza que as fotos com as mãos nos bolsos vão ficar cheias de estilo!
Tatto lace
O efeito tatuagem ou tatto lace representa-se através de transparências e delicados pormenores de renda e/o pedraria. A combinação ressalta a feminilidade e é 100% sensual, pois insinua sem mostrar e transpira romantismo ao vestido. O efeito tatuagem costuma estar presente nas costas, decotes e mangas – com lantejolas, bordados de vidro, pérolas e outros elementos – mas nesta temporada alguns estilistas arriscaram-se confecionando looks que integram o efeito tatto em todo o vestido.
Sobre-saia
Como o seu próprio nome indica é uma saia que se coloca em cima de outra e lhe dá um plus de sofisticação. Habitualmente tende a um estilo minimalista e de corte reto, pode ter bolsos e estar rematada com cinturas onduladas, laços, elásticos fransidos, cintos jóia, que proporcionam relevância à peça. O melhor? São de tirar e pôr e permitem dois estilismos que podem parecer muito diferentes, mas só se distinguem pela parte inferior. Por isso, dependendo do momento, pode-se optar por ambas as possibilidades.
Capas de tule
As capas de tule multiplicam-se como se as saias dos vestidos fossem tutús. A sobreposição de muitas capas de tule dá um efeito visual muito bonito e cria muito volume, sem incomodar a noiva. Trata-se de um tecido ligeiro com estrutura aberta em forma de rede ou renda mecânica, que se vê muito nos véus da moda nupcial. Nas propostas nupciais de 2016 destacam-se os tules confecionados com fibras naturais como a seda.
Estilo vintage
Não podia ser de outra maneira! A estética vintage chega ao ambiente da moda nupcial. O estilo vintage, às vezes confundido com o boho, traz novas propostas, inspiradas no passado. Parece mágico poder refletir na moda atual, o que já se usou há tempos atrás, juntando o estilo atual.
Os vestidos de noiva vintage caracterizam-se pelo uso de rendas, saias caídas, pormenores em tom nude, fio bordado, tecidos transparentes e sobrepostos em determinadas zonas. Se és uma apaixonada deste estilo, lembra-te que sintoniza a perfeição com os complementos florais para o cabelo.
Decote ilusão
Este tipo de decote continua na moda. A tendência impôs-se há cerca de duas temporadas e poucas são as que não lhe sucumbiram.
A conhecida capa que cobre a parte de cima do decote pode ter várias versõs: tule, organza, renda, redonda, de gola alta, barco, combinada com decotes em V ou coração, com pedraria, plumetti, bordados, etc. Um decote atrativo e senhorial ao mesmo tempo.
Calças
Uma tendência que está a arrasar dentro e fora da esfera nupcial são as mulheres com fatos de cerimónia com calças. Porquê? Há pouco tempo houve algumas famosas que se casaram com calças, uma delas foi a conhecida e ifluente Olivia Palermo, que apostou por um conjunto de três peças, entre as quais: umas calças e uma sobre-saia de tule.
Para noivas atrevidas e com uma grande personalidade. Temos a tendência a pensar que as saias são mais femininas, mas a verdade é que uma mulher com calças também pode transmitir muita ou mais feminilidade. A questão é que não é costume não nos vermos com saia nas cerimónias, atos formais e outros eventos e ainda mais se se rata do nosso próprio casamento. Mas porque não surpreender o nosso noivo e convidados desta forma? Vais encontrar todos os tipos de calças na versão noiva.
Quase branco
Originariamente os vestidos eram brancos como simbolo de pureza. Hoje em dia as noivas continuam a vestir-se de branco por costume e parece que não pode ser de outra maneira, mas existem alternativas muito interessantes em tons marfim, visão e similares. Podes apostar por desmarcar-te nesse sentido, se gostas de coisas diferentes.