Tipos de mesa para o banquete
Já sabem que tipo de mesas vão ter no banquete do vosso casamento? Se ainda estão com dúvidas, neste artigo podem conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de mesa.
Depois de enviarem todos os convites de casamento, devem começar a preparar o copo de água. Em tudo o que isso implica, a forma das mesas é um elemento fundamental no momento da organização, já que definirá em muito a dinâmica da festa. Dos vários tipos de mesas que existem, há formatos que se adaptam melhor a casamentos mais clássicos e elegantes e outros que, por outro lado, são ideais para enlaces mais descontraídos. Se já tens o teu vestido de noiva e sabes exatamente que estilo de celebração queres ter, começa desde já a definir onde irão sentar-se os teus convidados. Este é um pormenor importante que deve anteceder outros detalhes (como as lembrancinhas de casamento). Para ajudar-vos, neste artigo explicamos as vantagens e desvantagens de cada tipo de mesa:
Mesas redondas
Ideal tanto para casamento mais clássicos como para os mais descontraídos onde a noiva escolha usar um vestido de noiva simples e minimalista, as mesas redondas são das mais comuns em praticamente todos os enlaces. Ainda que sejam mais indicadas para os casamentos mais formais, este é o formato de mesa ideal para promover o diálogo entre os convidados. O número de pessoas sentadas não deve ultrapassar as dez, para que os convidados não fiquem demasiado apertados e desconfortáveis.
Mesas retangulares
Cada vez mais em voga, sobretudos em enlaces ao ar livre, informais e descontraídos. As mesas retangulares são perfeitas para as noivas apaixonadas por vestidos de noiva com renda em estilo boho chic e penteados fáceis e naturais, já que encaixam perfeitamente neste estilo mais descontraído que procuram ter tanto no seu look como em todos os elementos decorativos do seu dia. As mesas retangulares remetem-nos para um conceito mais familiar, o que faz com a decoração seja um pouco mais tradicional e sóbria. Nesta mesa, a comida é o centro das atenções. É uma boa solução quando se tem pouco espaço. Numa mesa retangular de tamanho normal, cabem cerca de 30 pessoas.
Mesas imperiais
Igualmente retangular, mas muito mais comprida, onde cabem cerca de 70 comensais. Muito usada em casamentos reais ou com muitos convidados, este tipo de mesa não é o mais comum nem o mais usado, sendo apenas reservado para casamentos extremamente clássicos ou formais.
Mesas quadradas
Uma forma pouco usada, mas que ganha cada vez mais força, sobretudo em casamentos mais clássicos e cheios de glamour. As noivas que escolhem vestidos de noiva compridos e ajustados, em estilo Great Gatsby, terão aqui uma oportunidade de transformar o seu banquete num autêntico salão dos anos 50, apenas pelo formato retangular das mesas que escolheram. Ideais para casamentos intimistas, este tipo de mesas ocupa também menos espaço.
Mesas em U ou em T
Também indicada para casamentos com poucos convidados, ao ar livre e em estilo de arraial, tão em voga nos dias que correm. Os noivos podem ficar na parte central e podem ver todas as pessoas. Além disso, se escolheram um bolo de casamento original, este formato irá permitir-vos que o destaquem no meio ou num dos cantos da mesa. Outra ideia, passa por colocarem a pista de baile no meio das mesas, para criar ainda mais proximidade entre todos. As mesas em U ou em T são ideais para casamentos de verão, descontraídos e muito intimistas.