Tipos de refeições principais para o teu casamento
Existem muitas maneiras de servir a refeição principal num casamento. Cada maneira tem o seu estilo e um nome distinto. Se queres saber mais sobre estes estilos distintos de buffet, presta atenção ao nosso artigo.
Consoante o tipo de casamento, altura do dia em que se celebra, local, orçamento e tipo de comida, existem muitos modos de servir a refeição principal do copo-de-água. Se vocês ainda não decidiram como o vão fazer e também gostariam de saber qual aquele que melhor se aplica ao vosso tipo de casamento, vejam as seguintes definições.
Brunch
Para casamentos informais e celebrados de manhã ou à hora de almoço. O brunch é uma espécie de pequeno-almoço e almoço ao mesmo tempo. Muito na moda nos últimos anos, normalmente não em eventos, mas sim na vida do dia-a-dia, por exemplo ao fim-de-semana. No entanto, se vocês querem fazer um casamento lowcost, esta pode ser uma boa opção. Há muita variedade de comida e funciona como uma espécie de buffet. A comida está servida em mesas e os convidados servem-se do que quiserem, comendo depois sentados nas suas mesas.
Ideal para casamentos que não duram todo o dia. Por exemplo casamentos civis, muitas vezes realizados durante a semana.
Tipo americano
Este tipo de refeição é o mesmo que buffet e por isso é servido da mesma maneira que o exemplo anterior, tipo self-service. A diferença é que neste caso a comida é mais de refeição tipo almoço ou jantar. Entradas, pratos principais, opções de carne, peixe e vegetais. Neste caso, os convidados também comem nos seus lugares marcados, depois de se servirem com o que desejam.
Tipo franco-americano
Ou talvez mais conhecido como refeição volante. O mesmo que buffet, mas neste caso os convidados comem de pé. Tal como o brunch, também indicado para casamentos lowcost e rápidos. Pode ser um pouco desconfortável e cansativo para os convidados. Caso optem por este tipo de refeição, preparem pelo menos umas cadeiras para as crianças e as pessoas com mais idade.
Tipo inglês
O tipo de refeição mais usual nos casamentos de hoje em dia. É composto por 3 ou 4 partes: entrada, prato principal, que pode ser primeiro de peixe e depois de carne ou só uma das opções, e finalmente sobremesa. Este tipo de refeição é mais demorada e é ideal para casamentos de longa duração. Os convidados ficam sempre sentados nas suas mesas e são servidos pelos empregados com bandejas. Normalmente existe um empregado para cada mesa e a comida é servida nos pratos dos convidados conforme a quantidade que estes desejem.
Tipo francês
Mais formal, com mais etiqueta, preceitos e protocolos. Parecido com o tipo inglês, mas neste caso as bandejas são colocadas na mesa e os convidados servem-se dela. A desvantagem deste formato é que acaba por sobrar mais comida.
Churrasco
Finalmente, falamos-vos de um tipo de refeição bastante original para um casamento. Esta pode ser uma boa opção para casamentos ao ar livre, na Primavera ou Verão. Sem dúvida é mais indicado para casamentos informais, realizados no campo ou na praia.