Tradições de outros países para atrair a sorte no casamento
Todos os casais sonham com um casamento feliz, onde não falte saúde e amor. Se querem atrair a sorte no vosso dia C, existem vários rituais internacionais que podem optar. Estão curiosos? Então não percam este artigo!
O anel de noivado, as alianças, o vestido de noiva, a liga e a chuva de arroz... Se analisarmos os casamentos, veremos que grande parte dos seus elementos não são mais que rituais que, com o tempo, se transformaram nas tradições que aportam encanto à sua celebração.
Se este tema vos fascina - ao ponto de terem usado a numerologia para determinar a data que consta nos vossos convites de casamento - explorem os rituais que noivos de outros países praticam para atrair a sorte no matrimónio! Quem sabe se não acabam por aplicar alguns ao vosso enlace?
- Começar com o pé direito
- O eterno "something old, something new, something borrowed, something blue"
- O poder da espada
- A magia do vermelho
- Patinhos de madeira e números
- The luck of the Irish
- Muito mais que arroz!
- As moedas suecas
Começar com o pé direito!
De acordo com a tradição búlgara, a noiva deve entrar na igreja com o pé direito, de forma a garantir que o seu enlace será abençoado. Mas há mais: no final da cerimónia, os noivos têm de tentar pisar o pé um do outro; segundo a crença, aquele que conseguir pisar o outro primeiro "dominará" a relação.
O eterno "Something old, something new, something borrowed, something blue"
Esta tradição, que nasceu em Inglaterra na época vitoriana, é uma das mais conhecidas e praticadas na atualidade. Para atrair a sorte, a noiva deve incorporar no seu visual algo antigo - que simboliza a união familiar -, algo novo - que simboliza o início de uma nova etapa -, algo emprestado - que simboliza o apoio dos amigos e familiares - e algo azul - que representa a pureza e a fidelidade. Para muitos, a tradição obriga ainda a guardar um "silver sixpence" no sapato esquerdo, de forma a atrair a prosperidade.
O poder da espada
Na Cambodja, levar uma espada para o momento em que se trocam as alianças de casamento é a melhor forma de garantir que a união será feliz e harmoniosa. Segundo a tradição, este objeto traz força ao casal, ajudando-os a alcançar todos os seus objetivos.
A magia do vermelho
O vermelho é a cor mais importante dos enlaces chineses. Segundo a tradição do país, tanto a decoração como o look da noiva devem ter esta cor como protagonista, de forma a atrair a alegria, a sorte e o amor. Mas há mais: também a noite de núpcias deve ser marcada pela magia do carmim, que deve estar presente nos lençóis, nas luzes e na decoração do quarto.
Patinhos de madeira e números
Um ritual estranho e simultaneamente divertido! De acordo com a tradição coreana, os noivos devem ter dois patinhos de madeira no momento dos votos, de forma a marcar a união pela cumplicidade. Já no que diz respeito à data escolhida para colocar nos convites de casamento originais, os coreanos preferem apostar nos seus números da sorte, como o 7 e o 8. Segundo a superstição, o ideal é casar numa data que contenha o número 8 e evitar a todo o custo datas com o número 4.
The luck of the Irish!
De acordo com uma antiga tradição irlandesa, a noiva deve incorporar lavanda ao seu bouquet para atrair a felicidade. Como se trata de uma das flores mais apreciadas do momento, é bastante provável que a lavanda também esteja a ser aplicada a outros elementos do dia C - como no penteado apanhado da noiva ou nos centros de mesa!
Muito mais que arroz
Nos casamentos portugueses, a chuva de arroz é uma das tradições que os noivos raramente saltam. Na República Checa, onde este ritual também é praticado, a tradição manda acrescentar outros ingredientes aos cones: nada mais nada menos que lentilhas e ervilhas! Esta é, segundo os checos, a melhor forma de garantir a felicidade e fertilidade!
As moedas suecas
Na Suécia, antes de que a noiva se apresente no altar com o seu vestido de noiva rendado, a mãe oferece-lhe uma moeda de prata para colocar no sapato direito, enquanto que o pai lhe oferece uma de ouro, para colocar no sapato esquerdo. De acordo a esta tradição, as moedas servem garantir uma vida repleta de felicidade e fortuna.
Antes de colocarem as alianças de casamento nas mãos, existem vários rituais que podem praticar para atrair a sorte e a prosperidade, como usar algo azul, colocar uma moeda no sapato, ou simplesmente entrar na igreja com o pé direito! Já na festa, diz-se que ter um bolo de casamento de vários andares atrai a felicidade, assim como oferecer bambus da sorte aos convidados... Quais destes rituais é que pensam seguir? Há algum que vos fascine especialmente?