Tudo sobre a tradição do véu da noiva
O véu de noiva é um dos elementos do look de noiva com mais significado. Tanto se decidiram ou não usar, de certeza que vos interessa saber qual é a tradição que está por detrás deste acessório. Descobre tudo sobre as tradições do véu da noiva.
De todas as coisas do casamento, sem dúvida que o look de noiva é um dos mais aguardados do grande dia. Pelos convidados, que anseiam por ver o vestido de noiva e por ti que, enquanto protagonista principal do teu dia, desejas mostrar a todos o teu outfit de sonho. Entre todos os detalhes, há alguns com mais significado do que outros. O véu da noiva, por exemplo, que é um acessório com muito significado e história que remonta vários séculos atrás. Afinal, qual é o significado e as diferentes tradições pelas quais o véu da noiva já passou até aos dias de hoje? Quer queiram ou não usar este elemento no vosso dia, de certeza que todas as noivas se interessam pela tradição do véu de noiva. Se ainda não conhecem, descubram tudo!
Como surgiu esta tradição?
Sabias que o primeiro véu foi confeccionado no século 19 e era feito de tule? Antigamente, o véu era utilizado pelas mulheres que pertenciam à nobreza, que normalmente tinham a pele muito clara e delicada. Assim, o véu tinha como principal função proteger a pele e os cabelos da noiva. Visto desde sempre como um símbolo de pureza, colocava em evidencia tudo o que a noiva daquela época devia transparecer para o casamento, bem como o vestido de noiva, que ao ser sempre branco, era um sinal da sua virgindade e de entrega apenas a um homem para toda a vida. Há também quem diga que o véu surgiu na antiguidade para esconder o rosto da noiva até que o casamento fosse oficializado.
Na cultura ocidental
A tradição do véu da noiva na cultura ocidental nasceu na época grega, passando depois a usar-se também na civilização romana. Surgiu com uma superstição nos casamentos de origem pagã, já que a ideia era que a noiva, ao usar véu durante o casamento, iria protegê-la de maus espíritos e do mau olhado de outras mulheres relativamente ao casamento. Nesta época, os véus eram brilhantes em amarelo ou vermelho, que eram as cores da proteção. Já na Idade Média, o véu só podia ser usado por mulheres casadas, para as mulheres solteiras era proibido o seu uso.
Na atualidade
A partir do século XIX, o véu continuou a ser bastante usado, ainda que foi perdendo as primeiras tradições pelas quais apareceu no mundo nupcial. Com o passar dos anos, passou a ser visto como um acessório, sobretudo para as que decidem casar pela igreja. Hoje em dia, está presente na maioria dos looks de noiva, pela elegância, romantismo e charme que transmitem. As várias marcas nupciais souberam readaptar-se e reinventar esta peça. Assim, do véu catedral ao birdcage, passando por véus coloridos, as opções variam de acordo com os gostos e estilo próprio de cada noiva.
Que tipos de véu se usam?
Nos dias que correm, cada véu pode ser adaptado tanto ao estilo do casamento, como da noiva. Mesmo que cases pelo civil podes usar um véu, apesar deste ser mais usado em casamentos religiosos. Mas, se casas pelo civil e num estilo vintage, que tal um birdcage ou um véu curto pelos ombros? As capas também transformaram o conceito do véu, ideais para as mais alternativas e originais. Os estilos mais clássicos, como não poderia deixar de ser, continuam a dar protagonismo aos véus catedral ou mesmo o véu pirata, no caso de casarem ao ar livre, na praia, por exemplo.
Depois do que leram, já decidiste se vais usar véu ou não? Sem dúvida, é mais um elemento que só traz romantismo e charme à noiva, mas não é determinante no teu look, assim que só tu podes decidir o que queres usar no teu dia. Estarás maravilhosa e deslumbrante, seja qual for a tua decisão.