Uma festa de casamento tipicamente portuguesa
Portugal continua na moda e o que é tipicamente português chama bem a atenção. Vemos isso na moda, na música, nos hábitos e na comida. E nos casamentos? Já pensaram que este pode ser um grande tema? Inspirem-se!
Cada país tem as suas tradições e, apesar de se tratar de um momento muito festejado, a festa do casamento tem particularidades que correspondem a cada local. Na cerimónia, na decoração, na duração e mesmo no look dos noivos, há vários aspetos que alteram de país para país, que vale mesmo a pena ter em conta no momento em que decidirem casar. Porque não é só na ementa que está a diferença, apesar de a comida ter sempre um papel muito importante nas celebrações portuguesas. Querem viver um casamento tipicamente português? Há elementos e tradições a manter. Inspirem-se!
A chegada dos convidados
A cerimónia
Receção
O copo-de-água
O bolo de casamento
O baile
O adeus...
A chegada dos convidados
Os noivos fazem uma receção nas suas casas (em separado, para os convidados do noivo, normalmente em casa dos pais do noivo e para os da noiva, em casa da noiva). Aí, serve-se algo leve, algumas entradas, aperitivos e canapés que, muito frequentemente, são preparados pela própria família, de uma forma informal. É aqui que se dá início ao grande dia.
Sobretudo no caso do noivo, este é também o momento de estar com os seus convidados. No caso da noiva, é mantido o sigilo do vestido até a chegada à cerimónia, sendo que apenas as amigas mais chegadas a podem ver. Neste momento, são distribuídos pedaços de tule pelos convidados para que estes os coloquem nos seus carros e quer a noiva, quer o noivo, sairão de suas casas acompanhados pela respectiva comitiva (normalmente buzinando bastante) até ao local onde se realiza a cerimónia.
A cerimónia
A cerimónia do casamento mais tradicional em Portugal é a religiosa. É comum o noivo esperar pela noiva no altar, momento em que finalmente se encontram. Se quiserem cumprir a tradição à risca, encontrem um coro religioso, ainda que existam muitos casais que optem por ter um coro gospel. Num casamento tipicamente português, também é tradição haver menina e menino das alianças, além do casal de padrinhos de cada um, sem damas de honor ou bestman. Quando os noivos saem da igreja, os convidados atiram arroz e pétalas de rosa como forma de lhes desejar uma vida plena. Ainda à porta da igreja, muitos dos convidados cumprimentam os agora casados e felicitam-nos.
Recepção
Ao chegar ao local onde se vai realizar o banquete, os convidados são recebidos com alguns aperitivos, enquanto os noivos fazem uma sessão fotográfica. Muitos dos convidados aproveitam este momento para tirarem um retrato com os recém-casados. É um momento de convívio entre todos, onde se aproveita para rever amigos e familiares e pôr a conversa em dia. Costuma haver alguma música ambiente. Também é o primeiro momento em que os convidados podem falar um bocadinho com os noivos, e trocar impressões entre si.
O copo-de-água
O copo-de-água, por norma, acontece em mesas redondas. Os noivos sentam-se na mesa presidencial juntamente com os pais e padrinhos, para aproveitarem juntos esse momento. A ementa varia segundo cada região do país. Na Bairrada é comum servir-se leitão, na zona sul serve-se mais marisco, por exemplo. Tudo depende dos pratos típicos de cada região.
Leia também:
- Comida tipicamente portuguesa para o teu casamento: já sabes o que escolher?
- 50 músicas portuguesas que não podem faltar no teu dia
- Top 10 destinos de Elopement Wedding em Portugal
O bolo de casamento
O bolo de casamento é ideal para o momento do brinde com os convidados. É também o momento em que os noivos aproveitam para fazer um discurso de agradecimento aos convidados. A primeira fatia é sempre partilhada pelos noivos. Normalmente também há fogo-de-artifício de fundo ou sparkles para iluminar este momento tão especial.
O baile
Passadas algumas horas de banquete, o baile costuma ser aberto pela valsa dos noivos. A maioria das vezes são eles que começam com a sua primeira dança, apesar de, no caso de se seguir o protocolo de uma forma estrita, a primeira dança seria da noiva com o seu pai, que, tal como no altar, a entrega depois ao noivo. Uma vez passado este passo, toda a gente dança animadamente. O casamento tipo português tem sempre música popular e há lugar para um ou vários comboios. Numa das pausas do baile dá-se o lançamento do ramo: as convidadas solteiras juntam-se e a noiva, de costas, atira o bouquet para descobrir quem será a próxima a casar-se.
Outro dos momentos de interrupção do baile é o do corte do bolo: os noivos partem, em conjunto, o bolo, comem uma fatia e o restante é distribuído pelos convidados. A festa continua, com mesas de comes e bebes, sendo que mais tarde existe ainda o momento da ceia, onde geralmente se serve caldo verde para repor energias.
O adeus...
O último momento da festa é marcado pela partida dos noivos. Tradicionalmente, o seu carro é decorado pelos amigos das mais variadas formas, mas sempre com a indicação de “casados de fresco”. O mais típico é amarrar algumas latas ao carro, embora, por razões de segurança, este costume tenha caído em desuso.
Sendo assim, vais ter um casamento tipicamente português? Que tradições vais adotar? O importante é que todos se sintam bem e felizes neste dia tão importante. Pensem e idealizem o vosso dia à vossa maneira, tal como o querem viver. Será único e especial!