Guia para avaliar os fornecedores do casamento
Uma vez terminado o dia C, existem várias tarefas às que se devem dedicar. De entre todas elas, escrever comentários aos fornecedores do casamento é uma das mais importantes. Anotem estas dicas para escrever umas reviews úteis e honestas!
Planear um casamento implica fazer vários contatos e escolher diferentes fornecedores para todos os elementos que vão compor o dia C. Há que definir o pasteleiro ou cake designer que vai confeccionar o bolo de casamento, a melhor cabeleireira para criar o penteado de noiva perfeito, e um joalheiro que tenha as alianças de casamento ideais para marcar a vossa união. No final, todos estes prestadores de serviços quererão saber a vossa opinião sobre o seu trabalho, pelo que é sempre recomendável que dediquem um tempinho a esta tarefa! Casamentos.pt dispõe de uma área de reviews onde podem - e devem! - deixar os vossos comentários e agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para que o vosso dia tenha sido mágico e perfeito. Para realizar esta tarefa com êxito e mestria, anotem estes conselhos:
Não deixem passar demasiado tempo
Regra geral, o feedback dos serviços deve ser dado após estes estarem concluídos, de modo a avaliar o processo em todas as suas fases. No entanto, se o designer encarregado dos vossos convites de casamento originais está a fazê-lo de forma profissional e competente, podem começar desde logo a escrever alguns comentários sobre a sua eficiência. O importante é que não deixem passar demasiado tempo entre o casamento e a redação das reviews, para que todos os pormenores da contratação e realização do serviço estejam minimamente "frescos".
Número de estrelas a atribuir
Hoje em dia, sempre que classificamos um serviço é-nos pedido que atribuamos um determinado número de estrelas, de forma a classificar o nosso grau de satisfação. Normalmente, esta classificação atribui-se a aspetos como: qualidade do serviço, tempo de resposta, profissionalismo, flexibilidade e preços. Tentem classificar cada categoria individualmente e não apenas no geral. Pode haver um fornecedor que tenha um preço acessível, mas que demore a responder às vossas solicitações. Por outro lado, se tiverem com dificuldades em escrever as críticas, pensar nestes aspetos vai ajudar-vos a calcular todos os pontos fortes da experiência. Não comparem serviços diferentes, pois a capacidade de resposta também varia conforme o assunto que estão a tratar. Provavelmente, o atelier que está a confeccionar o vestido de noiva com renda terá procedimentos diferentes do fornecedor que está a tratar das prendas de casamento. Lembrem-se que cada caso é um caso!
Honestidade e educação
Se tudo correu sobre rodas, ainda bem! No entanto, também é possível que se tenham deparado com vários problemas, tanto no que diz respeito ao fornecedor como ao serviço prestado. Quando estiverem a escrever a vossa review, estes aspetos devem ser relatados. Porém, recomendamos-vos que não se limitem a criticar e que adicionem algumas sugestões construtivas, de modo a que o profissional em questão possa compreender os seus erros e melhorar. Usem uma linguagem cuidada e cordial, pois não há necessidade criar ambientes agressivos. Lembrem-se que estes comentários vão ser lidos por outros noivos, pelo que é sempre recomendável deixar uma crítica honesta, construtiva e educada, onde todos os pontos fortes e fracos sejam expostos.
Resolvam as contendas antes de opinar
Se alguma coisa não correu como vocês esperavam, não corram para a secção de comentários para escrever um testamento de críticas e ofensas. Acalmem-se, pensem no assunto com objetividade, e tentem conversar com o fornecedor. Expliquem as vossas preocupações e queixas e tentem resolver os assuntos de forma pacífica. Muitas vezes, nem eles têm consciência do que atormenta os noivos e a vossa crítica negativa poderá ser uma surpresa de que não estavam à espera. Os problemas devem ser discutidos cara-a-cara, por telefone ou por e-mail; não deixem que isso aconteça numa caixa de comentários na internet. Esclareçam todas as vossas dúvidas e façam todas as questões antes de escreverem a crítica; por vezes, aquilo que era um problema acaba por ficar diluído e fica resolvido a bom termo.
Ilustrar com fotos
Vivemos numa época em que a imagem é tudo. Como tal, não basta escrever uma crítica e deixar apenas as palavras. Se os vestidos de cerimónia curtos das madrinhas ficaram exatamente como tinham planeado, adicionem fotos à vossa review sobre os mesmos. Se o bolo de casamento estava verdadeiramente esplendido, tanto no que diz respeito ao sabor como ao design, coloquem as fotos que melhor o ilustram. Será uma mais valia não só para futuros casais, como para os responsáveis pelo trabalho efetuado!
Destacar bons profissionais
Por vezes, em equipas grandes há profissionais que se destacam pelo seu empenho e capacidade de responder a todas as questões que foram surgindo. Se isso acontecer, não tenham receio de mencionar o nome da pessoa que marcou a diferença. O vosso comentário será uma forma de agradecimento e de valorização do trabalho efetuado e poderá ser uma forma de proporcionar uma promoção na carreira.
Todos gostamos de ver o nosso trabalho apreciado e valorizado. Os profissionais que se encarregaram da vossa boda não são exceção. Se ficaram particularmente agradados com o vosso bolo de casamento original, porque correspondeu às vossas expetativas, não tenham problemas em revelá-lo a quem desempenhou tão excelente trabalho. Se os vestidos de cerimónia foram um sucesso, expressem esse agrado junto do atelier que os confeccionou. Lembrem-se de serem atenciosos e de não utilizar a ofensa gratuita. Utilizem o nosso site para dizer aos vossos fornecedores de serviços o quanto ficaram satisfeitos e agradados com o trabalho desempenhado.