Usar joias de família no casamento
O dia do casamento é muito especial e recheá-lo de significado é aquilo que todas as noivas desejam. Nos pequenos gestos, nos detalhes do seu visual… usar uma joia de família é uma das formas de honrar a sua origem. Vais aderir a esta tradição?
Escolher todos os acessórios que vão complementar o teu visual e que, ao mesmo tempo, vão ter de estar em harmonia com o teu vestido de noiva nem sempre é fácil. Existe uma grande variedade de opções e nem sempre a joia preferida é a mais adequada. E assim como se escolhe o penteado de noiva, a lingerie ou os sapatos, a escolha das joias tem de ser muito cuidadosa. A regra básica será evitar o uso de anéis, pois estes podem tirar protagonismo à aliança de casamento. O que depois podes ainda ter em consideração é tentar compatibilizar o teu estilo com o da peça que queres levar.
Superstições e tradições
Existem muitas superstições e rituais que envolvem a noiva no dia do seu casamento. E estas vão desde as mais simples, como guardar o topo do bolo de casamento escondido, até outras mais elaboradas e que podem, inclusivamente, ser muito específicas de uma família. Há famílias em que é tradição as mulheres vestirem todas o mesmo vestido. Por isso há quem tenha um vestido de noiva com renda muito antigo destinado para si, ou quem tenha, em vez disso, uma joia que tem passado de geração em geração. Também acontece, no caso de serem os homens a herdar estas peças, que o anel de compromisso que oferecem à sua futura esposa ao pedir-lhe a mão seja uma preciosa joia de família.
Uma forma de poupar
A verdade é que existem muitas variáveis. Por outro lado, a tradição pede que se leve algo novo, algo velho, algo azul e algo emprestado. Uma joia familiar pode preencher um ou vários critérios desta superstição. Além do seu valor sentimental, porque te pode recordar alguém especial, ou simplesmente porque te aviva o sentimento de pertença à família, levar uma joia familiar também pode ser uma forma de reduzir um pouco o orçamento que tens destinado ao casamento e, em particular, ao teu visual. Assim, se já investiste mais do que tinhas pensado inicialmente num vestido de noiva Rosa Clará, podes compensar estes gasto levando uma joia familiar. De certeza que há alguém na tua família que tem uma peça que sempre adoraste. Podem ser uns brincos, uma gargantilha ou até uma pulseira. De certeza que vais encontrar algo que se enquadre no teu look de noiva.
Vintage vs Tradicional
Se escolheste um estilo mais de acordo com a tendência vintage tens, à partida, o sucesso garantido, pois esta inspiração trata de reutilizar objetos, roupas e acessórios que sejam já antigos e possam agora ter um novo uso. O mesmo se passa com os casamentos rústicos, que têm um dress code bastante permissivo, sendo que podes inovar bastante no uso dos adereços. E, por fim, se optaste por um casamento tradicional, levar uma joia familiar vai fazer com que o teu look ganhe ainda mais valor emocional e comova os presentes.
Usar uma peça que tenha um valor sentimental significativo vai dar-te uma segurança diferente, tal como se se tratasse de um amuleto de boa sorte. Por isso, escolhe bem o que queres levar e tenta usar uma peça que te transmita boas energias. Depois de escolheres as joias há muitas outras decisões a tomar e que implicam ainda o visual. Por exemplo, já decidiste se vais levar um penteado apanhado ou se, pelo contrário, preferes levar o cabelo solto? E como forma de agradeceres a presença dos teus convidados, já tens preparadas as lembrancinhas de casamento? Não te esqueças: todos estes pequenos pormenores são muito importantes e devem estar na ordem do dia!