Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Usar nomes ou números para as mesas?

Distribuir os convidados pelas mesas é uma tarefa semelhante a fazer um puzzle. Além da parte “técnica”, temos também os pormenores que determinam o estilo do casamento. Um deles é o seating plan. Usar nomes ou números? Vamos ver as vantagens de cada

Ainda sem banquete de casamento? 🥂
Peça informação e preços de Espaços a empresas próximas de si

Marco Claro Wedding Photography

Ter as pessoas que são mais queridas aos noivos no casamento não é uma tarefa que se esgote no envio dos convites de casamento. Na verdade, fazer os convites de casamento é apenas o primeiro passo de uma recepção calorosa. Dar atenção aos convidados passa também por organizá-los devidamente pelas mesas e tornar a sua disposição fluida, sem que haja atropelos ou pessoas perdidas. No fim, como agradecimento pela sua presença, a entrega das lembrancinhas de casamento vai fechar todo este cuidado que vocês, enquanto noivos, tiveram neste dia. Assim que chegam ao espaço do copo-de- água os vossos convidados vão deparar com o placard de mesas, onde lhes é indicado o seu lugar. Como pensas ilustrar os seus lugares? Com números ou com nomes? Vamos ver as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos.

IMart8

Assim que começares a ter ideias para os convites de casamento, é muito provável que comeces a associar ao seu estilo os outros elementos da decoração. Por exemplo, os placards de convidados, os centros de mesa, as ementas, missais e outros acessórios devem estar dentro da mesma linha, assim como as etiquetas das prendas de casamento. E, se quiseres ir um pouco mais longe, podes até usar o mesmo design na concepção do topo do bolo de casamento. Uma das decisões que os noivos começam por ter de tomar é quem se vai sentar ao pé de quem. Bem sabemos que nem sempre é fácil gerir o convívio entre os convidados e os seus lugares relativamente à mesa principal. Todos vão querer ver o teu vestido de noiva com renda de perto, mas tens de ter em atenção que as mesas mais próximas da presidencial devem ser as dos familiares mais próximos, por exemplo.

Para ajudar-te com esta tarefa, propomos-te que uses o nosso organizador de mesas, onde poderás escolher a forma e a quantidade das mesas e o número de comensais à medida que fores recebendo as confirmações. Mas como se poderão distinguir as mesas entre si para que os convidados encontrem facilmente os seus lugares? Excluindo formas mais criativas que serão, por isso mesmo, únicas, podemos distinguir duas maneiras básicas de identificar as mesas: por números ou por nomes. Qual é a melhor forma para ti?

Elisabete Covelinhas Photography

Dar números às mesas

É uma forma muito simples de identificar as mesas e tem uma ordem pré-definida, o que facilita a sua organização. Entre as suas vantagens podemos enumerar:

  •  É uma forma muito simples e clara de organizar as mesas.
  •  É ideal para os casamentos tradicionais em que se queria seguir o protocolo.
  •  Para os convidados é mais fácil encontrar o lugar onde se encontra a sua mesa, dado que basta seguir os números.
  •  É uma forma que não vos vai sobrecarregar de trabalho: podem comprar os números já feitos e variar o tipo de apresentação, por exemplo.
  •  No caso de terem muitas mesas não é necessário pensar em alternativas muito sofisticadas para as nomear, basta seguir a ordem dos números.

Não deixa de ser criativa: podem encontrar muitas formas de colocar os números ou até sugerir alguma interação com os convidados. Por exemplo, porque não pedir a cada mesa que escreva uma mensagem para os noivos abrirem no aniversário de casamento correspondente ao número da sua mesa? Vai ser tão divertido para eles escreverem como para vocês abrirem as suas notas ao passar dos anos. Mas nem tudo são prós nesta modalidade. Nos contras podemos apontar, por exemplo, o facto de ser uma apresentação muito típica que, por isso, pode parecer um pouco banal aos olhos dos convidado

Cascaisphoto Produções

Dar nomes às mesas

Dar nomes às mesas vai permitir-vos dar asas à imaginação e jogar com muitos tipos de informação. Queres saber as vantagens desta modalidade?

  •  Se vocês se consideram um casal criativo, podem usar todo o tipo de classificação para as mesas.
  •  É mais fácil entrar em sintonia com o tema do casamento, pois cada mesa pode representar um elemento desse mesmo tema.
  •  Podem personalizar ao máximo as mesas. Podem eleger nomes mais gerais, como cidades do mundo ou tipos de flores ou, por outro lado, escolher os nomes das mesas tendo como base as vossas experiências pessoais (cidades que tenham visitado juntos, os vossos hobbies, personagens preferidas do cinema, etc.).

No entanto, ter um leque tão amplo de escolha pode ter as suas desvantagens:

  •  Dispersarem-se na informação e ter muito mais trabalho para organizar as mesas. 
  •  Pode tornar-se confuso para os convidados descobrir qual o seu lugar, especialmente para os mais idosos.
  •  No caso de terem muitos convidados a entrada no salão pode ser mais confusa.

Como vais organizar as mesas do teu casamento? E, uma vez que tenhas essa decisão tomada, já pensaste em todas as tarefas que tens de finalizar? Por exemplo, já escolheste o teu vestido de noiva? E as alianças de casamento? São ambos elementos fundamentais do casamento que demoram algum tempo a ser preparados, por isso tenta escolhê-los o mais cedo possível para te poderes dedicar a todos os restantes preparativos.

Ainda sem banquete de casamento? 🥂
Peça informação e preços de Espaços a empresas próximas de si