Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Vale a pena fazer uma despedida de solteira?

Estás prestes a dar o nó? Então é bastante provável que as tuas amigas estejam ansiosas por organizar a despedida de solteira! Se estás com dúvidas quanto a este "ritual", lê este artigo!

A despedida de solteira é um dos momentos mais marcantes da fase dos preparativos. A ideia de celebrares esta fase tão especial da tua vida com as pessoas que te são mais próximas é algo único e que vai deixar-te eufórica! O problema surge quando os preparativos se complicam, entre algum imprevisto com o vestido de noiva ou com os convites de casamento, que te pode levar a estados de stress e esgotamento. Outro entrave pode ser o orçamento, que leva muitos casais a cortar com o bolo de casamento, a lua de mel ou a despedida de solteiro/a. A juntar a tudo isto, existem ainda as noivas que não se identificam com as típicas despedidas e querem algo diferente, mas que não têm coragem de manifestá-lo às suas amigas e damas. Se estás a viver uma destas situações na pele e questionando a necessidade de ter uma despedida de solteira, este artigo foi feito para ti! 

Não te apetece fazer uma despedida de solteira?

Para maioria das noivas, a ideia de organizar uma festa de arromba para celebrar o anel de compromisso é sinónimo de alegria e regozijo. Para outras, pode revelar-se um verdadeiro pesadelo e os motivos são mais que muitos: podem estar a atravessar um momento de esgotamento físico e emocional - sobretudo devido aos preparativos - podem ter pouquíssimo tempo livre para organizar e desfrutar do evento ou simplesmente ter terror ao protagonismo que este tipo de comemoração implica. Se a ideia de ter uma despedida de solteira provoca-te mais ansiedade que felicidade, então a conclusão é bastante óbvia: não tens que ceder e fazer algo com que não te sintas cómoda! No entanto, se o que te preocupa são as questões logísticas, não te esqueças que podes - e deves! - pedir ajuda para organizar a despedida. Mais: se tiveres damas de honor, são elas que se devem responsabilizar pelo evento! 

Judith Pressler

E se fosse uma despedida diferente... aceitarias?

Às vezes, o grande problema não é a despedida, mas sim as atividades típicas deste tipo de festa, que podem não ter nada a ver contigo. A ideia de terminar num club de strip causa-te pavor? A última coisa que te apetece é ir a um karaoke ou desperdiçar uma tarde da tua vida a tratar das unhas? Então tens duas opções: ou dizes explicitamente o que queres às tuas amigas ou organizas tu a despedida. Preferias fazer um passeio na montanha? Organizar uma degustação de vinhos e queijos? Alugar uma limousine para uma noite memorável? Seja qual for a atividade que te motive, conversa com as tuas amigas e, com honestidade e carinho, explica-lhes como pretendes proceder. Por muito que te tentem impingir as típicas atividades das despedidas de solteira - ou vestidos de noiva rendados e tradicionais -, a palavra final é tua! E lembra-te: hoje em dia existem centenas de propostas de atividades para este tipo de celebrações, pelo que podes personalizá-la ao máximo!

Tens todo o direito a ter dúvidas

Ter dúvidas é normal! E se duvidas entre um vestido de noiva simples e um jumpsuit, também tens todo o direito em duvidar relativamente a ter ou não ter uma despedida de solteira. Por um lado, será a oportunidade de reunires as tuas amigas - e talvez amigos - numa festa que ficará para a história. Por outro lado, pode ser ainda mais estressante teres que pensar - ou até organizar - mais um evento. Faz uma lista dos prós e dos contras, principalmente se a realização da despedida depender apenas de ti. Tu saberás melhor do que ninguém o quanto podes e queres gastar, se tens tempo ou se, mesmo esgotada, achas que mereces este momento com as tuas melhores amigas. 

A nossa opinião? Sim às despedidas de solteiros!

Tanto para a noiva como para o noivo, a despedida de solteiros é um evento muito especial. É uma oportunidade única para rever amigos, estar com os de sempre, e criar recordações exclusivas nos dias que antecedem a das alianças de casamento. Também é a desculpa perfeita para desconectar o colocar de parte o stress dos preparativos - e as decisões relacionados com o catering e a animação, por exemplo! Por isso, pondera bem se não queres viver este momento que tem tudo para ser único e irrepetível. Personaliza-o a teu gosto e verás como será um dia muito especial, do qual jamais te esquecerás!

Depois do que leste, vais ou não organizar a tua despedida de solteira? Mesmo que te sintas esgotada entre a escolha do teu penteado de noiva ou as vossas lembrancinhas de casamento, é importante tirares um tempo para te divertires. Pondera bem e, se sentires que devias mesmo fazer uma despedida, não hesites nem mais uma vez. Pede ajuda às tuas amigas se for preciso, mas não deixes de viver este momento ou poderás arrepender-te no futuro.