Vantagens e desvantagens de casar no verão
A maioria dos casais prefere casar no verão pelas mais diversas razões. Hoje falaremos de algumas vantagens e desvantagens de casar nesta estação do ano.
O Sol convida a celebrar as alegrias e os casamentos são mais do que um bom motivo para festejar. Por esta e muitas outras razões, grande parte dos noivos escolhe casar no verão. Tal como em todas as épocas, existem vantagens e desvantagens em escolher esta estação para casar. Sabes quais são?
Vantagens
- A grande vantagem do verão é, indubitavelmente, o bom tempo! Perfeito para casamentos ao ar livre, permitindo uma maior variedade de temas para a festa.
- É mais fácil conseguir que estejam presentes muitas pessoas que trabalham fora. A maioria dos emigrantes costuma passar uns dias no verão junto da família.
- Com o céu azul e todas as cores da natureza parece que as fotografias ficam sempre bem. Há mais sorrisos e também é mais fácil fazer uma boa sessão fotográfica no exterior.
- Quer para as noivas, quer para as convidadas, é mais fácil encontrar o traje perfeito quando está tempo quente: os vestidos vaporosos sem necessidade de muitos abrigos são perfeitos para festejar! Já a maior parte dos vestidos de noiva parece ser confecionada para ser usada nesta época.
- Os dias são mais compridos e parece haver mais tempo para celebrar. Quando há mais luz parece haver menos cansaço e o calor convida a dançar pela noite dentro.
- Na decoração, na comida e nos fatos as cores são mais vivas no verão. Encontras mais facilmente flores de todos os tipos e os espaços tornam-se mais coloridos (o que também é muito favorecedor para as fotografias).
- Podes ter uma ementa mais leve e fresca (que, nalguns casos, pode ser mais económica), e cheia de cor. Além disso, podes dar largas à imaginação servindo bebidas refrescantes e coloridas.
- Se o teu sonho é partir o bolo com fogo-de-artifício, então o verão é a estação ideal para este tipo de espetáculo: terás um céu estrelado a condizer com a vossa alegria.
Desvantagens
- Demasiado calor pode causar algum desconforto: as pessoas podem sentir-se mal ou ficar irritadas, os arranjos florais não duram tanto tempo. Se te casas no verão assegura-se de que há sombra suficiente, muita água e escolhe adereços que sejam resistentes ao calor.
- Na imagem de uma noiva de verão há algumas coisas que se têm de ter em consideração: por exemplo, cuidado com a maquilhagem, para que seja resistente e não debote ou até ter atenção às marcas de bronzeado (especialmente se tens um vestido cai-cai).
- Apesar das pessoas estarem mais livres, muitas aproveitam para ir de férias e viajar. Por este motivo pode acontecer que algumas das pessoas que convidaste não possam estar presentes. Para contornar esta situação o ideal é fazer os convites com suficiente antecedência.
- Como é uma estação muito concorrida no que diz respeito a casamentos, pode haver sobreposição de eventos. Ou os teus convidados não terem disponibilidade para irem a todos.
- Se querias um dress code restrito, casar no verão pode ser um obstáculo: a maioria das pessoas prefere vestir-se de uma forma mais descontraída, especialmente se o casamento for durante o dia.
- Como há muita procura, os preços dos locais e serviços costumam ser mais elevados no verão. Tenta compensar este facto com descontos em feiras de noivos, por exemplo.
- Também as viagens de lua-de-mel costumam ser mais caras no verão, pois é a época do ano em que a maior parte das pessoas prefere tirar férias.
- Nos últimos anos os verões têm sido um pouco incertos e, se queres casar ao ar livre, talvez tenhas de providenciar um plano B para o caso de chover. Isto pode significar um acréscimo de despesas e gasto de tempo.