Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Vestidos de festa com renda

A renda é um tecido que está sempre presente, umas vezes com uma presença mais forte outras vezes menos, mas tem vindo a acompanhar a moda feminina há séculos. Seja em vestidos de noiva, vestidos de cerimónia ou mesmo na moda do dia-a-dia.

Ainda sem cabeleireira? 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si
Pronovias

Recebeste um convites de casamento? Então chegou o momento de pensar no teu look! O que achas de um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com entrelaçamentos de fios que podem ser de linho, seda, algodão ou até mesmo de ouro? Soa bem, verdade? A renda sempre foi um tecido muito associado aos vestidos de noiva, pelo seu detalhe e riqueza decorativos e também pela sua associação à pureza. No entanto, é aplicada também em vestidos de cerimónia.

Usa-se principalmente como elemento decorativo, o que não quer dizer que não possa ser o tecido principal ou único de uma roupa. Não se usa somente em roupa feminina, mas também na roupa dos elementos do clérigo e em tempos em roupa masculina. Existem dois tipos de renda: a renda de bilros, criada pela manipulação de numerosos fios, sendo em geral trabalhada sobre uma almofada; e a renda de agulha, que é confecionada com laçadas em pontos simples ou complexos, o que resulta num padrão ou desenho pré-estabelecido.

Tecido versátil

Fizemos uma seleção de vestidos de festa que possuem algum elemento decorativo de renda ou que o seu tecido base é a renda. Quisemos apresentar modelos variados, vestidos mais formais, menos formais, vestidos de gala compridos ou vestidos de cerimónia curtos. Na maioria dos vestidos que vos mostramos a renda apresenta-se na parte de cima, sendo depois o resto do vestido, mais propriamente a saia, de um tecido liso. Mas noutros casos a renda vai-se desvanecendo ao longo do vestido de uma forma natural.

A renda pode aparecer nestes modelos fundida com o resto do tecido, como se fosse evoluindo para um tecido liso ou ocupar toda a extensão do vestido. Existem modelos em que a renda aparece recortada, como se de folhas de uma planta se tratasse. Noutros modelos a renda faz parte do conjunto do tecido, como se fosse apenas um padrão.

Tendências

Também existem modelos em que a renda é da mesma cor que o tecido base e noutras em que a parte bordada sobressai do resto vestido com outra cor, criando um contraste e um look mais informal. Uma tendência dos últimos anos nos vestidos, são as costas decotadas. Em alguns casos os decotes são bastante profundos e mostram a pele da noiva e noutros este é um decote ilusão, ou seja, é composto por uma renda fina com desenhos e motivos florais ou por uma linha de botões que percorre as costas de uma ponta à outra numa linha vertical.

A base ou trama da renda pode ser tão pequena que se confunde com tule ou pode ser maior, assemelhando-se a uma rede. Como podem ver não existem só vestidos de noiva com renda, também os vestidos de cerimónia das convidadas podem ter decorações de rendas. Tal noutros artigos mostramos-vos uma opção de vestido de cerimónia para grávidas com renda. Um vestido muito sóbrio e elegante com um toque de renda na parte de cima, formando umas mangas curtas.

Renda como acessório

Para terminar o look na perfeição, também podes levar um elemento de renda na cabeça a decorar, quer leves um penteado apanhado ou um penteado semi-preso.

Para as noivas que também tenham elementos de renda no seu vestido, podem usá-lo como um dos elementos base de decoração do vosso casamento, já seja no vosso bolo de casamento, ou mesmo nas lembracinhas de casamento que ofereçam aos vossos convidados.

Ainda sem cabeleireira? 💄
Peça informação e preços de Estética a empresas perto de si