Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Viciados em queijo? Apostem nestes pratos para o dia C!

Brie, camembert, gorgonzola, gouda ou um típico requeijão português... Se são um casal que não pode viver sem queijo, este artigo foi feito para vocês! Descubram os pratos com queijo que podem incluir no vosso casamento.

Ainda sem o catering para o seu casamento? 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si

Quinta Pinhal das Confreirias

Além de um buffet de qualidade, a mesa de queijos é um dos spots mais cobiçados nas bodas, quer pelos noivos quer pelos convidados. E, na verdade, de entre todos os preparativos para o dia C, este é um pormenor onde podem apostar bastante, à semelhança do bolo de casamento ou dos vestidos de cerimónia. Seja como entrada ou como sobremesa, este é um ingrediente que raramente falha, pelo que vos queremos dar algumas sugestões fabulosas para incluí-lo nas vossas mesas. Se já enviaram os convites de casamento, inspirem-se nestas ideias de fazer água na boca! 

Eventtus - Catering & Eventos

Uma ilha de sabores

Definir os queijos para a ilha pode parecer fácil, mas é quase tão difícil como escolher as alianças de casamento que vão trocar na cerimónia. Aconselhem-se com os chefs que vão elaborar a vossa ementa, pois são as melhores pessoas para o fazer. Contudo, existem algumas combinações que são clássicos e verdadeiros must have num casamento: 

  •  Queijo da Serra da Estrela, Requeijão e Queijo de Azeitão: são queijos portugueses e a sua presença à mesa é (quase) obrigatória.
  •  Gorgonzola e Roquefort: são queijos de sabores intensos e combinam com mel, compotas, fruta e até chocolate. 
  •  Brie, Camembert e Burrata: são cremosos, suaves e apreciados por todos.
  •  Parmesão, Grana Padano e Gruyère: de textura dura, não são apreciados por toda a gente (mas há sempre quem goste de os experimentar acompanhados de um bom copo de vinho)
  •  Ementhal e Gouda: de sabor suave e textura firme, combinam com frutos secos e presunto.

A mesa de queijos deverá ter acompanhamentos como pão, tostinhas, fruta fresca, nozes e compotas, que não só servirão como acompanhamento como potenciarão o sabor de cada queijo. 

Fondue de queijo

Assim como os vestidos de gala compridos serão adaptados à estação do ano, também o vosso menu será de acordo com a altura do ano. Por isso, se se casam na estação fria, nada como receber os vossos convidados com um delicioso fondue de queijo! Para potencializar a conversa em cada mesa, coloquem um fondue para partilhar em cada grupo. Sirvam-no com legumes e vegetais (como batata, cenoura e cogumelos), carnes (como linguiça e salsicha) e com alguns pães. Todos adorarão! 

Raclette de queijo

Esta especialidade, de origem francesa, é servida quente e por isso não se adapta a menus de verão. Raclette deriva do verbo francês “racler” que significa “raspar”. A superfície do queijo é aquecida e à medida que vai derretendo é raspada sobre os alimentos conferindo-lhes uma textura e sabores únicos. Quem é que poderá resistir? 

Vol-au vent de queijo

Estas são deliciosas entradas que podem ser servidas enquanto os convivas estão a chegar ao local da festa. Pequenos bolinhos de massa folhada recheados com diferentes tipos de queijo leves e saborosos. Também podem estar sobre a mesa de queijos e servem como ligeiros snacks, que se vão comendo ao longo da festa para não perder as energias. Não se esqueçam que durante o baile se gastam muitas energias que têm que ser repostas e picar um bolinho salgado é o melhor remédio para voltar à pista!

Quinta do Coração

Pão de queijo

É uma iguaria tipicamente brasileira, mas muito apreciada por todo o mundo. Normalmente são melhores servidos mornos ou quentes, para que a textura do queijo possa ser apreciada. O nosso conselho? Sirvam-nos com alguns acompanhamentos, como queijo, manteiga ou doce de leite e contemplem a felicidade no rosto de todos!

Bolo de queijo

Já tinham pensado em ter um bolo de casamento original, composto por vários queijos? Esta é uma opção arrojada e muito original, mas implica alguma pesquisa junto dos vossos convidados. Além de nem toda a gente gostar de queijo, há pessoas que são alérgicas a este alimento e há até quem não o consuma de todo. Como tal, comecem por indagar se existe muita gente com problemas com o queijo - no site ou nos convites de casamento personalizados - e confiram se é razoável apostar nesta ideia. Se a resposta for positiva, não se esqueçam de decorá-lo a rigor, com figos, frutos secos e algumas flores!

Nelson Marques e Andreia Torres Photography

Existem variadíssimas formas de apreciar um bom queijo e vocês saberão escolher aquelas que melhor vos servirão assim como aos vossos convidados. O importante é que todos apreciem o momento e a festa e se surpreendam como quando receberam os convites de casamento originais feitos por vocês. O desfile do vestido de noiva será um dos pontos altos, sem dúvida, mas a verdade é que a escolha do buffet perfeito ficará para sempre na memória de todos.   

Ainda sem o catering para o seu casamento? 🍽
Peça informação e preços de Catering a empresas próximas de si