Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Vou ou não a este casamento? 5 Questões para te ajudar a decidir

Nem sempre um convite de casamento nos deixa radiantes. É claro que é sempre bom saber que aquele casal teve o cuidado de enviar o convite, mas, por vezes, trata-se de uma questão de obrigação social. Descobre neste artigo como resolver este dilema!

Assim que se abre aquele convite de casamento, as ideias e questões começam a ser lembradas. Para além da felicidade de querer partilhar este dia com os noivos, há também a excitação de procurar um vestido de cerimónia para levar à grande cerimónia, decidir qual a melhor cor, tecido e visual que combine com o melhor penteado… E até pensar qual o presente de casamento ideal para este casal!

No entanto, acontece por vezes que, passado este momento, se começam a desvendar outras questões um pouco mais sérias relacionadas com a festa. Por exemplo, será que este convite é mesmo real, ou seja, será que os noivos realmente desejam a tua presença? E tu, queres realmente ir a este casamento?
Não é fácil responder a estas perguntas. É claro que os convites são genuínos, mas, por vezes, refletem mais uma obrigação do que um desejo. E, se for o caso, será que tens mesmo vontade de assistir a esta cerimónia? Para descobrir se deves começar já a pensar em investir num vestido de gala comprido, tenta pensar nas seguintes questões:

1. Convidavas esta pessoa para o teu casamento?

Se já convidaste ou se convidarias os noivos para o teu casamento, isso pode ser um bom indicador para saber se deverás, ou não, retribuir com a tua presença. Por vezes, fazer um convite de casamento é mais uma formalidade do que propriamente um desejo.

2. Mantêm uma verdadeira relação de amizade?

Há amizades que resistem ao passar dos anos, mesmo que as pessoas não se vejam. Se se trata de uma destas relações, mesmo que não se vejam há muito tempo, pode fazer todo o sentido comparecer ao enlace dos teus amigos.

3. Achas que te vais divertir?

Conheces mais pessoas no casamento ou achas que vais ficar um pouco isolada de toda a gente? Ir a um casamento para passar um mau bocado pode não ser a situação mais agradável. Se preferires não ir, podes sempre enviar aos noivos um presente de casamento como agradecimento pelo convite, sem a obrigatoriedade de estar rodeada de pessoas com as quais não te sentes muito confortável. De certeza que eles vão entender!

4. Será que é mesmo importante a tua presença?

Achas que é um momento que não podes perder da vida destes teus amigos? Será que não te ias sentir bem por faltar? Se é o caso, aí tens a tua resposta: podes começar a escolher um penteado apanhado bem bonito para comparecer neste importante momento cheia de glamour!

5. Tens condições económicas para ir ao casamento?

Ir a um casamento comporta sempre algumas despesas, mesmo que compres um vestido de cerimónia barato  tens sempre de completar o visual com uns bonitos sapatos, adereços, penteado… Toda uma série de coisas em que terás de gastar algum dinheiro, sem contar com a deslocação ao local e, evidentemente, com a prenda que darás aos noivos. Deste modo, tem esse ponto em consideração na altura de responder ao convite.

Tendo refletido em todos estes pontos, achas que não podes perder a oportunidade de ver a tua amiga com o seu vestido de noiva e decidiste ir ao casamento? Se a resposta é afirmativa não deixes de ler as nossas sugestões para convidadas, bem como para poderes oferecer uma prenda de casamento original.