Péssimo serviço
Venho por este meio, reapresentar reclamação quanto ao vosso serviço prestado enquanto operador de viagens, no seguimento da nossa viagem de Lua de Mel Istambul - Capadócia - Maurícias.
A 29/11/2022, foi adjudicada a proposta final de lua de mel, de acordo com todos os requisitos (voos, hotéis e atividades) que foram falados com a ex-colaboradora B..
A 13/06/2023, recepcionamos por parte da vossa colaboradora A., a documentação final para a nossa viagem, pois até esse dia foram muitas as insistências para obter a documentação. Nesse email foi referido "Fizemos os nossos esforços junto dos fornecedores para obter a vossa documentação, que envio em anexo, porém alertam-nos para o facto de terem havido alterações nos voos e consequentemente nos transferes, sendo difícil manter tudo como na proposta inicial, isto devido à grande quantidade de cancelamentos de voos que se tem registado nos últimos tempos.". Contudo, conforme referido apenas tinham sido alterados voos e não havia qualquer constrangimento da nossa parte.
A viagem iniciou-se na perfeição a 26/06/2023, conforme previsto, viagem e hotel para Istambul tudo correto.
Dia 28/06/2023, somos informados que haveria "um stress com o passeio de balão na Capadócia", por alegados motivos meteorológicos e é nos apresentada uma alternativa. Ao qual nós respondemos, que aceitaríamos se não houvesse mesmo passeio de balão, mantendo a esperança de realizarmos o mesmo, pois era o esperado da viagem à Capadócia.
No dia 29/06/2023, viagem para Capadócia com destino ao Hotel Caves Suite Capadocia, hotel por nós solicitado na elaboração da proposta.
Para nosso espanto, somos deixados pelo motorista do transfer, num local e hotel (Cappadocia Ihlara Mansions And Caves) que nada tinha a ver com Capadócia nem Hotel Caves Suites Capadocia. Alertámos de imediato que não estávamos no hotel e local que tínhamos escolhido.
Quando começámos a analisar os vouchers de reserva, algo que não tínhamos feito, pois havendo uma proposta final e uma adjudicação acreditamos que o vosso trabalho estaria correto, pois se fosse para nós verificarmos voos e hotéis, o agendamento da viagem teria sido realizado por nós.
Percebemos, assim, que haviam reservado o hotel errado, que o voucher enviado para o passeio de balão era num dia em que não estávamos na Capadócia e começámos à procura de resposta junto dos prestadores de serviço, uma vez que a resposta e ajuda da vossa parte foi, praticamente, nula. Em conversa com o prestador do passeio de balão descobrimos que afinal o passeio foi cancelado, não por questões meteorológicas, mas sim porque nos encontrávamos longe de tudo, ou seja, no hotel e sítio errado.
E a conversa nesse dia, com a vossa agência terminou sem resolução do problema e sem qualquer informação de horários sobre o tal tour que teríamos trocado pelo balão.
Fomos falar com o responsável do hotel, que foi muito gentil e compreensivo, e que se prontificou a levar-nos para Göreme no dia seguinte, pois também não tinha qualquer informação de passeio privado para nós.
Informou-nos também que por ele não havia problema em cancelar a 2ª noite, só tinham de atualizar a informação no Expedia e ele devolvia o valor.
Seguimos no dia seguinte para Göreme e uma vez que tínhamos pago o passeio de balão ,tentámos encontrar uma solução junto da agência e, mais uma vez, tudo impossível.
Arranjámos o passeio de balão para o dia seguinte de manhã, uma vez que o nosso voo estava previsto para as 19h10. E também tratámos de transfer com o hotel para que nos levasse para o aeroporto a fim de embarcarmos para Istambul, uma vez que o tratado pela agência iria para o hotel por eles tratado.
Ao final da tarde, depois de termos tudo organizado, somos informados que o voo é cancelado pela companhia e que a alternativa da companhia é embarcarmos às 05h, o que para nós seria impossível uma vez termos um passeio de balão marcado.
Falámos com a A. e ao mesmo tempo que vamos vendo voos alternativos, surge um da Turkish, onde alerto e peço a reserva, uma vez que sendo cancelado o da Pegasus e não pretendendo nós a alternativa seríamos reembolsados do valor anteriormente pago.
Terminamos o dia com, supostamente, tudo tratado para embarcamos às 11h pela Turkish.
Iniciamos o nosso dia, 01/07/2023, com a seguinte mensagem da A.:
"Daniela, está complicado não ficou confirmada a viagem das 11. Saí às 19h00 da loja com o pedido de emissão da reserva que lhe enviei, aguardava apenas receber o tkt para fazer check-in e resulta que não o voo está em overbooking e a outra opção que existe é muito cedo, não dá devido à questão da vossa reserva do passeio de balão. Qual o horário do passeio e previsão de saída de lá? E o pior é que neste momento não consigo falar com o operador e corremos o risco de cancelamento de todos os serviços. Talvez o melhor seja ficar mais 1 noite aí ou em Istambul. Tenho uma bebé pequenina e nem estou a dar a devida atenção à minha filha e família com esta situação por definir. Tenho agora a cabeça a rebentar com tudo isto. Já falei com a nossa gerência, mas também me dizem que neste momento não conseguem fazer nada. Deixo-lhe aqui o e-mail do gerente e do financeiro, caso lhes pretenda escrever para obter mais informações."
Neste momento, somos deixados completamente ao abandono e sem soluções por parte da agência.
Contactamos a Turkish para sabermos o que se passou, pois tínhamos uma reserva. Somos informados que a reserva ficou sem efeito, pois a agência não efetuou o pagamento.
Felizmente, realizámos o nosso passeio de balão e no regresso ao hotel, sem qualquer resposta da vossa parte, conseguimos um voo de última hora, por nós adicionalmente pago.
O transfer que nos iria buscar ao hotel inicial, também nos contacta, explicamos onde estamos e o que aconteceu e refere que nos vai buscar onde nos encontrávamos.
Entretanto tentamos efetuar o check-in do voo de Istambul para as Maurícias e dá "Reserva Inexistente". Contactamos a Emirates que nos diz que temos de falar com a agência, o que era impossível, pois não nos respondiam.
Felizmente, quando chegámos a Istambul, sem sabermos se íamos continuar ou não a nossa lua de mel, recebemos uma mensagem no WhatsApp com os bilhetes para embarcarmos para as Maurícias, pois não havendo bilhetes iriamos regressar a Portugal, suportando mais esse custo.
No regresso a Portugal, dia 11/07/2023 expusemos esta mesma reclamação à agência, e pedimos a devolução dos valores:
*Cappadocia Ihlara Mansions And Caves - reembolso de 1 noite
*Passeio de balão/tour privada (nenhuma se realizou por motivo de estarmos longe de Goreme) -
*Voo Pegasus de regresso a Istambul.
Obtivemos uma única resposta pelo Sr. R., a 29/08/2023, não tendo respondido a mais nada desde então, apesar de chamadas não atendidas e emails não respondidos:
"Boa Tarde Daniela
Conforme lhe tinha dito ao telefone, já tínhamos a informação que o operador responsável pelo Voo em Balão assumiria a devolução dos valores (pode haver peq. Diferença; por norma devolvem o que nós pagámos a eles). Mas vamos aguardar.
O Hotel já foi contactado pelo operador, no sentido de devolver esse valor
No caso dos Voos, foi como lhe expliquei: o ponto de partida foi alterado e tivemos alguns custos com isso, que terei que apurar.
Assim que receber os ditos valores eles serão enviados para a vossa conta,
Mais uma vez, as minhas desculpas,
Melhores cumprimentos
R."
À data de hoje continuamos à espera de respostas.